Correio de Carajás

Estado vai dar 1 salário mínimo para cada família vítima da enchente em Marabá

O governador Helder Barbalho assinou na noite desta quinta-feira (13), o decreto que estabelece o programa “Recomeçar” que, por meio do Banpará, autoriza a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a atender as famílias atingidas pelas enchentes e desastres naturais. O decreto acaba de ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (às 21h35).

Em vídeo divulgado na noite desta quinta, em sua residência (ele testou positivo para covid-19), Barbalho disse que o Programa Recomeçar foi iniciado em 2020 e agora é necessário restabelecê-lo para todo o território paraense, “particularmente neste momento para atender as famílias em Marabá, que estão sofrendo com as cheias do Rio Tocantins”.

O governador lembrou, no vídeo, que o governo do Estado já enviou 574 cestas de alimentos esta semana, e com esta iniciativa pode ofertar R$ 1.212,00 para cada família atingida”.

Leia mais:

Helder esclarece, no entanto, que só serão beneficiadas aquelas famílias que estejam cadastradas e reconhecidas pela Assistência Social do Município. Os documentos das famílias serão enviados de lá para a Defesa Civil do Estado e, consequentemente, de lá para o Banpará, que fará o pagamento.

O número de famílias atingidas até esta quinta-feira, segundo a Defesa Civil Municipal, é de 1.760, sendo 492 em abrigos e 711 desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes e amigos, os demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso das residências e resistem em sair das residências.

Pelos cálculos da Redação do Portal Correio, multiplicando o número de famílias atualizadas pela Defesa Civil, o Estado deve desembolsar R$ 2.133.120,00 para as famílias desabrigadas. (Ulisses Pompeu – com informações da Agência Pará)