Correio de Carajás

Estado pretende baixar valor dos imóveis do Distrito Industrial

Durante entrevista na qual anunciou série de ações do Governo do Pará para a região de Marabá, concedida nesta quinta (26), o Secretário Regional do Sudeste do Pará, João Chamon Neto, informou que em 2021 o Distrito Industrial da cidade receberá maior atenção para se tornar mais atrativo aos empresários.

De responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), a área deverá ser repensada principalmente em relação aos preços dos imóveis. “O governador (Helder Barbalho) tem determinado isso, incentivando essa reformulação para que a gente possa captar mais empresas para se instalarem no setor industrial”.

Conforme ele, o estado está lidando inicialmente com a ocupação urbana que ocorreu na área, afirmando que a questão foi judicializada. Em seguida, defende que seja reajustado o valor do metro quadrado. “O que ocorre é que o preço é o mesmo praticado fora, então que incentivo é esse? Se você quer levar as empresas para o distrito, que se concentrem ali, se estabeleçam ali, o preço do imóvel não pode ser igual ao preço em qualquer outro lugar”, defende.

Leia mais:

Também haverá, afirma, a revitalização do local que atualmente aparenta abandono, além da possibilidade de instalação de uma sede da Codec. “Tem que ser lá dentro para que possa atender as pessoas. Eu mesmo, na Secretaria Regional, atendo muitas pessoas que querem se instalar aqui, o que poderia ser feito diretamente lá”, define.

Chamon acrescentou que para fortalecimento do setor em Marabá houve reunião recente com a Sinobras, onde foram discutidas ações para interiorização do setor mineral. Há discussão, ainda, com a Vale acerca de pautas paralisadas em 2020, por conta da pandemia, e sobre a utilização da área da Alpa. “Ficou tudo parado, sumiu, ninguém conseguiu viabilizar nada, então nós estamos agora retomando toda essa situação da questão do setor mineral”, encerra. (Luciana Marschall)