Correio de Carajás

Estado e município selecionam diretores para escolas de Marabá

Cristina Arcanjo é diretora da Escola Martinho Motta e está sendo avaliada em novo processo de seleção

Chegando ao final do ano letivo, escolas públicas de Marabá estão passando por processos seletivos para a escolha de diretores e vice-diretores das redes municipal e estadual de educação. Seguindo a nova diretriz nacional, a iniciativa visa melhorar a qualidade da gestão escolar, com professores efetivos de longa carreira no município são elegíveis para o município, assim como para o estado por meio de, pelo menos, duas etapas, valorizando experiência e competência.

Os critérios para participação são rigorosos, demonstrando a seriedade com que Estado e Município encaram o processo de seleção de líderes escolares. Os candidatos devem ser professores de carreira, concursados e efetivos com mais de cinco anos de serviço no município. Além disso, é necessário possuir formação em pedagogia ou especialização em gestão escolar, no caso de licenciados em outras áreas.

Aqueles que respondem a processos administrativos disciplinares não são elegíveis, garantindo a integridade e a idoneidade dos candidatos. Residir em Marabá é um requisito adicional, demonstrando o comprometimento com a comunidade local.

Leia mais:

O diretor-geral de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, destaca a singularidade desse modelo de seleção, apoiado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Além disso, o município é incentivado a cumprir essas condicionantes para receber recursos adicionais através do Valor Anual por Aluno (VAA).

Fábio Rogério esclarece a diferença entre o processo de eleição e seleção. Na eleição, os candidatos são escolhidos pelos pais de alunos e estudantes maiores de idade, enquanto a seleção envolve uma rigorosa prova em duas etapas.

Fábio Rogério diz que o município é incentivado a realizar processo seletivo pelo governo federal

 

O processo de seleção na rede municipal começou em outubro, com a inscrição e posterior homologação de cerca de 300 candidatos. A primeira etapa consiste na análise do currículo dos candidatos, avaliando aspectos como experiência em gestão, docência, coordenação pedagógica e pós-graduação, tanto em lato sensu quanto em stricto sensu. Esses critérios determinarão quem avançará para a segunda etapa, que é uma prova que será realizada entre 13 e 17 de novembro. Deverá ser respondida em aproximadamente quatro horas e será aplicada pelo Vetor Brasil e avaliada por uma comissão interna.

A expectativa é que o resultado da seleção seja divulgado no dia 22 de dezembro, sinalizando um marco importante na busca por uma gestão escolar eficiente e uma educação pública de qualidade em Marabá. Esse esforço do município destaca a importância de valorizar os profissionais da educação e fortalecer a administração das escolas, visando um futuro mais promissor para os alunos da região.

A reportagem deste CORREIO apurou que a rede estadual de ensino também lançou um processo seletivo interno que visa criar um “cadastro de gestores escolares”, contemplando diretores e vice-diretores de escolas. Segundo Magno Barros, diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE), o processo, que já está em andamento, promete elevar os padrões da gestão escolar na região.

“Ele é composto por diversas etapas criteriosas, cada uma delas projetada para avaliar as habilidades e competências dos candidatos em quatro etapas”, conta.

A primeira envolve a realização de um curso de gestão, ministrado de forma online. Os candidatos terão que concluir com sucesso esse curso, que fornecerá uma base sólida em gestão escolar. Na segunda etapa, os candidatos enfrentarão uma avaliação presencial com 40 questões, projetada para avaliar suas competências em áreas críticas relacionadas à gestão educacional.

A terceira etapa requer que os candidatos elaborem um plano de ação para a escola que desejam liderar. Eles terão a oportunidade de apresentar e defender esse plano, demonstrando suas visões e estratégias para o futuro da instituição. A quarta etapa envolve a consulta à comunidade escolar.

Os candidatos terão a oportunidade de interagir com pais, alunos e demais membros da comunidade para apresentar suas propostas e receber feedback. A última etapa inclui entrevistas individuais com técnicos da Secretaria de Educação (Seduc), onde os candidatos terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades interpessoais e sua visão para a escola.

“Atualmente, o processo seletivo encontra-se na etapa de inscrição para o Curso de Gestão, com um prazo final até o dia 14 de novembro. As inscrições estão sendo realizadas de forma online, permitindo que os candidatos tenham a oportunidade de se preparar para as etapas subsequentes do processo” finalizou.

Magno informou também que o encerramento de todo o processo está previsto para o dia 31 de março de 2024. (Thays Araujo)