O Governo do Pará amplia, em 2026, sua atuação voltada ao fortalecimento do desenvolvimento econômico nos municípios paraenses, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). A programação, alinhada ao Plano Plurianual (PPA) do Estado, prevê um conjunto estruturado de ações desenvolvidas em parceria com as prefeituras municipais, com foco na geração de emprego e renda e no fortalecimento do ambiente de negócios local.
A atuação do Governo do Estado, por meio da Codec, ocorre de forma articulada com as prefeituras dos municípios, a partir da construção de agendas conjuntas e da formalização de protocolos de intenções assinados entre a Companhia e os governos municipais. Esses instrumentos estabelecem compromissos institucionais entre as partes e orientam a implementação de ações voltadas ao desenvolvimento econômico municipal, respeitando as vocações produtivas de cada território.
Para 2026, a programação da Codec contempla a realização de mais de 60 ações estruturadas, distribuídas em 26 municípios, alcançando todas as regiões do Estado do Pará. Entre as entregas previstas estão a elaboração de Guias do Investidor, a realização de seminários regionais de desenvolvimento econômico, além de ações de prospecção, articulação institucional e apoio técnico às gestões municipais, sempre em diálogo direto com as prefeituras.
Leia mais:A atuação da Codec tem como eixo estruturante a implantação, gestão e o fortalecimento de distritos industriais, estratégia por meio da qual o Estado cria condições adequadas para a atração de empreendimentos de médio e grande porte. Paralelamente, a Companhia desenvolve um trabalho contínuo junto aos municípios, em parceria com as prefeituras, voltado à organização do território, à realização de estudos técnicos e ao planejamento do desenvolvimento econômico local, preparando essas localidades para receber novos investimentos e, quando viável, consolidar novos polos industriais.
Segundo o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, a atuação nos municípios é construída de forma planejada e cooperativa. “O trabalho desenvolvido pela Codec junto aos municípios é feito em parceria com as prefeituras, por meio de protocolos de intenções que formalizam essa cooperação. A partir desse instrumento, oferecemos apoio técnico, realizamos estudos, auxiliamos no planejamento do desenvolvimento econômico local e criamos condições para atrair investimentos e gerar emprego e renda”, destacou.
A ampliação das ações em 2026 tem como base os resultados alcançados em 2025. No último ano, o Governo do Pará, por meio da Codec, fortaleceu a articulação com as prefeituras municipais, promovendo seminários de desenvolvimento econômico, elaborando diagnósticos socioeconômicos, construindo planejamentos estratégicos e formalizando parcerias institucionais por meio da assinatura de protocolos de intenções.
Além do apoio direto aos municípios, o Estado avançou em agendas estruturantes, como a implantação e revitalização de áreas industriais estratégicas e a consolidação de projetos de alcance estadual. Um dos principais destaques foi a aprovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, que reforça a política industrial do Pará, amplia a capacidade de atração de grandes empreendimentos e fortalece a inserção do Estado nas cadeias globais de produção.
Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a atuação integrada entre Estado e municípios é essencial para promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável. “Ao estruturar distritos industriais e, ao mesmo tempo, atuar junto às prefeituras no planejamento do desenvolvimento econômico local, a Codec cumpre um papel estratégico para preparar o Pará para um novo ciclo de crescimento, ampliando oportunidades, atraindo investimentos e gerando emprego e renda em todas as regiões do Estado”, afirmou.
(Agência Pará)
