Correio de Carajás

Esposas de militares da PM formam Grupo Mulheres Protagonistas

O grupo tem atuado diretamente no suporte a projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar na região

“Fortalecer os laços colaborativos junto aos familiares dos policiais militares”. É assim que Luana Sarah, coordenadora pedagógica do Núcleo de Prevenção em Atividades Sociais do CPR II (2º Comando de Policiamento Regional) define o Grupo Mulheres Protagonistas, formado há pouco mais de três meses e composto por esposas de policiais militares e bombeiros.

Na noite de terça-feira (28) aconteceu o lançamento oficial do Grupo. As participantes tiveram uma noite de troca de informações, aprendizados e de muita alegria por compartilharem experiências e o desejo de um mundo melhor.

“Foi lindo. Nosso grupo iniciou com nove mulheres e hoje somos quase 80, em apenas três meses de criação. Temos percebido a adesão voluntária e isso é muito bom. As mulheres vão recebendo as boas notícias do que o grupo vem realizando e vão aderindo a esse nosso encontro. Vivemos em um momento de muita sensibilidade humana, e as mulheres são fantásticas quando se trata em protagonizar. Mulher é força, é amor, é carinho é vitória”, fala Luana Sarah.

Leia mais:

Durante o evento, a vereadora Elza Miranda, presidente do Conselho de Mulheres da Câmara Municipal, conversou com as esposas sobre força e determinação, e incentivou para que as mulheres busquem participar da política e de assuntos da sociedade.

Vereadora Elza Miranda também falou às mulheres presentes

Também foi realizada uma palestra com a coach comportamental Débora Guimarães, que falou da transformação e ascensão que as mulheres estão tendo nos últimos anos diante da sociedade. Aproveitando a oportunidade, a pastora Cristiane Araújo reservou um tempo para um momento de agradecimento e oração entre os presentes.

Para completar a festa e animar ainda mais as convidadas, a personagem Cíntia Cretina, interpretada pelo comediante Cristiano Rabelo, deu um show de simpatia e bom humor abordando o empoderamento feminino.

“Quando Dayvid Sarah (comandante do CPR II) assumiu, há cerca de três meses, nós já tínhamos um desejo de fortalecer esses laços. A intenção é que o ambiente de trabalho e familiar fosse mais harmônico”, explica Luana, esposa do coronel.

Questionada pela reportagem sobre a importância desse encontro, Luana garante que as mulheres estavam aguardando por isso há muito tempo. “Essa nossa aliança é sem patente, é igualitária. Conectadas somos mais fortes para lutar pela nossa família, melhorar a comunidade fazer a diferença onde quer que estejamos inseridas”.

Projetos

Com o novo comando vieram novos projetos. O Proerd (Programa Educacional de Combate à Violência nas Escolas) já vinha sendo desenvolvido e executado, mobilizando grande parte das escolas da rede municipal de educação, resultado em uma redução da violência entre crianças e jovens.

“Nós trouxemos o Projeto Caminhos, que atua na profissionalização dos familiares e da comunidade, e o PMzitos, que vai atender crianças entre 9 e 14 anos, com atividades disciplinares, esporte e cultura. Inclusive, daqui 30 dias as inscrições do PMzitos vão estar abertas”, adianta.

Esposas de policiais compareceram ao lançamento do grupo

O Grupo Mulheres Protagonistas tem atuado diretamente nos projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar. Além de auxiliarem nas divulgações e mobilização dentro da tropa e junto à comunidade, muitas estão trabalhando nos atendimentos e inscrições.

Ao Correio de Carajás, Luana Sarah afirmou que o Projeto Caminhos já é um sucesso. “Em apenas uma semana já fechamos 90% das inscrições. Essas turmas foram formadas por policiais, esposas, filhos e pela comunidade. Estamos tendo uma resposta muito boa da comunidade marabaense”, conta, afirmando que já existe uma fila de espera para o PMzitos e Caminhos.

O Projeto Caminhos atualmente está ofertando 10 cursos, dentre eles: cabeleireiro, manicure, auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, confeitaria, entre outros.

“De confeitaria aliás, foi a nossa grande surpresa. Foi o primeiro a fechar e estamos com lista de espera”. (Ana Mangas)