Segundo o jornal norte-americano “The News York Times”, Wendy Rush, esposa de Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino que sumiu no domingo (8), descende de um casal que ficou famoso no naufrágio do Titanic: Isidor e Ida Straus.
Isidor era sócio da loja de departamentos Macy’s. A morte do casal foi retratada no filme “Titanic”, de 1997.
Na época, o empresário se recusou a escapar em um bote antes que todas as mulheres e criança fugissem do navio. Ida, por sua vez, decidiu ficar com o marido. Os dois foram vistos do convés quando o navio afundou.
Leia mais:Submarino desaparecido
Equipes de resgate detectaram novos sinais sonoros no fundo do mar próximo de onde o submarino Titan desapareceu no domingo no meio do Oceano Atlântico. As autoridades responsáveis dobraram o tamanho da área de buscas.
Às 7h desta quinta-feira (22), horário de Brasília, deve acabar o estoque de oxigênio a bordo, previsto para durar 96 horas.
Na corrida contra o relógio, a esperança está em dois minissubmarinos robôs: o Victor 6000, da Marinha da França, e o Sistema de Recuperação de Material do Fundo do Mar, da Marinha dos EUA, chamado de “Fadoss” (em inglês).
A área onde o submarino desaparecido está sendo procurado dobrou para 26 mil quilômetros quadrados, onde já há 10 navios equipados de sonar para localizar o Titan. A Guarda Costeira americana informou que usou dois robôs submarinos para a busca na área onde na terça-feira (21) foram ouvidos ruídos de metal, mas nada foi encontrado.
Os ruídos foram analisados, mas não foi possível chegar a uma conclusão. Segundo analistas, os sons podem ter sido produzidos pela tripulação, mas também podem ser um som emitido por algumas partes dos destroços do Titanic que, depois de mais de 100 anos, continuam se despedaçando.
O capitão da guarda costeira, Jamie Frederick, disse que continua esperançoso em resgatá-los com vida e que as buscas vão continuar na quinta (22), mesmo depois do prazo de expiração do oxigênio.
Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo:
o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
(Fonte: G1)