Depois do vídeo que mostra um professor de educação física vestindo roupa de academia durante um casamento em Jaboticabal (SP) no fim de semana viralizar nas redes sociais, as buscas pelo termo ‘esporte fino’ cresceram 200% no Google Trends.
Um dos dress codes que mais confunde, ele é também o mais fácil de se entender. Isso porque, basicamente, é o mais comumente exigido em eventos sociais.
Diferentemente do passeio completo — que exige terno, por exemplo –, o esporte fino basta ao convidado uma calça e uma camisa social, como explica Mariana Campos, especialista em moda.
Leia mais:
“Ele ainda não precisa de terno completo, gravata e tudo mais. É uma camisa social, uma calça social, um suéter, um mocassim. Para mulher, um vestido de crepe, salto ou uma rasteirinha mais sofisticada”.
Nas imagens, gravadas pela filha Luisa Neiva, de 25 anos, e compartilhadas em uma rede social, Roberto Patero, de 63 anos, aparece de tênis e calça e camiseta pretas de uma marca esportiva.
@luuhneiva Não aguento 😂😂😂 #trajeesporte #traje #adidas #casamento #humor
Ele parece não se importar, mas a família chegou a ser criticada nas redes sociais, segundo Luisa disse em um outro vídeo publicado após a repercussão do primeiro.
“Criticaram minha mãe horrores. Mas cada um fez sua mala e a gente saiu daqui de Santos [onde a família vive] no dia do casamento. Fiz minha mala, minha mãe fez a mala dela, meu pai fez a mala dele, minha irmã a dela e meu cunhado a dele. Chegando em Jaboticabal, fomos pro hotel e meu pai descansou, porque dirigiu o dia inteiro e deitou pra dormir”.
A advogada segue explicando que o casamento estava marcado para 20h e foi acordar o pai às 19h, porque ele se arruma rápido.
“Quando estou me arrumando no quarto, veio minha mãe, bate na porta desesperada e fala ‘seu pai vai pro casamento com uma calça e uma blusa, ele só trouxe isso pra festa'”.
Por que esporte fino?
Esporte fino não tem nada a ver com traje esportivo. O nome é apenas uma referência a algo que não é tão sofisticado, como um dress code black tie, mas também está longe de ser algo ‘desleixado’, como o jeans — em se tratando de eventos sociais.
“Não tem uma explicação literal. É o dress code mais escolhidos para festas, coquetéis, confraternizações e eventos informais. É o look intermediário entre a produção de gala e a básica, basicamente é um visual que mescla o chique e o descontraído”, diz Mariana.
Veja abaixo cada um dos estilos:
- Casual: é o mais despojado, ideal para eventos mais informais, como churrascos e até uma ida ao cinema. As peças-chave são calça jeans, bermuda de alfaiataria, vestidos mais curtos, camisa polo.
- Esporte fino: É mais que o casual, mas ainda não há a necessidade de um terno completo e gravata. Mulheres podem apostar em um vestido curto ou midi (pelos joelhos). Não há necessidade de um vestido longo.
- Passeio completo: é o estilo tradicional de casamentos. O dress code exige terno e gravata para homens e, para mulheres, vestido midi ou longo.
- Black tie: é o luxo do luxo. Black tie exige fraque e vestido longo. É o dress code de eventos de gala, então é preciso caprichar. Para mulheres, não só a roupa faz a diferença, mas também é preciso considerar maquiagem e penteado.
Como manda o figurino
Dress code é uma forma educada de ‘exigir’ do convidado o jeito que ele deveria comparecer ao seu evento, mas Mariana explica que, com a democratização da moda, muita coisa mudou.
Fato é que se o convite pede um dress code, é importante que ele seja cumprido.
“É um cuidado que a gente tem, porque a questão ali é respeito, de estar com o dress code do lugar que você está. Se você vai com uma roupa muito informal em um evento à noite, parece até um descaso com a ocasião”.
Ainda segundo a especialista, uma única peça já faz toda a diferença.
“Ali naquele caso não tinha muito o que fazer com a roupa esportiva. Mas, às vezes, se você mudar uma camisa ou colocar uma peça mais arrumada, já melhora 100%. Está com uma camisa social e uma calça? Põe um cinto, coloca a camisa para dentro [da calça]. Moda é muito visual, de repente, dá uma mudança completa só de colocar a camisa para dentro. São pequenos detalhes que ficam entre o formal e o informal”.
Mariana também aponta que, quando há dúvidas sobre o que exige a ocasião, a melhor forma de resolver a situação é perguntar diretamente para a pessoa que está fazendo o evento ou para o cerimonialista. A internet também pode ajudar e muito nessas horas.
“A internet ajuda muito a pesquisa, mas a melhor forma é perguntar, porque você não ofende perguntando. Não tem nada de constrangedor nisso. Não entendeu o que está no convite? Se comunica com o dono da festa, você não vai passar vergonha. Não quer conversar com a noiva? Casamento sempre tem cerimonialista, ele é instruído para informar o convidado. Então pode atrapalhar bastante o cerimonialista”.
(Fonte:G1)