Correio de Carajás

Espetáculo “Aquelas” aborda violência contra a mulher em Marabá

Apresentação do coletivo cearense Manada Teatro acontece neste domingo

As facas são utilizadas em cena e fazem alusão a uma das armas utilizadas em casos de feminicídios / Fotos: Divulgação

No próximo domingo (22), Marabá recebe o espetáculo “Aquelas – Uma dieta para caber no mundo”, apresentado pelo coletivo cearense Manada Teatro. A peça retrata as nuances vivenciadas por mulheres em situação de violência doméstica. Juliana Veras, atriz, esteve na redação do Correio de Carajás e falou sobre as minucias da apresentação.

O enredo conversa diretamente com o cenário da violência doméstica e do feminicídio, agressões vivenciadas diariamente por milhares de mulheres, cotidiano que inspirou a construção da peça. Sensibilizados pela temática, Juliana Veras, Monique Cardoso e Murilo Ramos, integrantes do Manada, idealizaram e criaram o espetáculo.

Além de representar o cotidiano doméstico da mulher, a carne também remete ao corpo feminino / Fotos: Divulgação

“O título já traz esse impacto, a dieta, uma necessidade que nós temos de nos obrigar a caber nesse mundo que impõe, que cria essas caixinhas nas quais nós todos temos essa necessidade de caber”, anuncia Juliana.

Leia mais:

No palco, as atrizes Juliana e Monique recontam a história de Maria de Bil, santa popular de Várzea Alegre, no Ceará, assassinada em 1926 pelo companheiro. Ela foi transformada em mártir e até hoje é ícone de devoção do povo daquela região. A história relata que Maria foi morta quando decidiu separar do então marido. Em cena, o enredo de Maria se mescla com o das atrizes.

“Surgiu uma pesquisa, que a Monique nos trouxe, sobre as santas populares do Cariri. Uma santa popular, quase sempre, tem o histórico de uma mulher que foi assassinada e existe um olhar lúdico que apazigua, coloca panos quentes em cima de toda a história e faz com que a fé cale o grito das mulheres”, diz Juliana, ressaltando que a história de sofrimento da mulher que foi canonizada na maioria das vezes é romantizada.

Juliana Veras é atriz, diretora de teatro, artistas pesquisadora e professora. Natural de Fortaleza, no Ceará, atua nos palcos desde 2001. / Foto: Evangelista Rocha

Os elementos utilizados pelo coletivo na apresentação do espetáculo se conectam com o dia a dia da mulher, explica a atriz. Diante disso, o público se sente aberto a compartilhar depoimentos a respeito da violência vivida nos próprios lares — ou fora deles.

“Nós, falando desse lugar de mulheres – Juliana e Monique – e junto a essa Maria de Bil e a todas as outras santas populares, tentamos nos conectar de fato com todas as mulheres do mundo, talvez todos os seres humanos do mundo”.

OFICINA E CARAVANA

O enredo do espetáculo vai além do que é expressado no palco, sendo explorado na oficina “Vendas e Mordaças”, que será ministrada nos dias 23 e 24 de janeiro, das 18h30 às 21h30 também no Sesc, exclusivamente para mulheres.

“Nós estamos trazendo essa ação formativa que é uma vivência incrível chamada ‘Vendas e Mordaças’, que se originou justamente de nós, enquanto grupo, ao sentirmos a necessidade de nos aproximar do nosso público através de outros caminhos”, explica Juliana. Indo além, ela reflete que a oficina é um lugar de encontro onde as mulheres podem olhar para si e para as semelhantes, em um ambiente de escuta ativa e acolhimento.

Na sequência, nos dias 24 e 25, a partir das 14h, a Caravana Aquelas promove, na Associação de Mulheres Arco-íris da Justiça e na Associação de Mulheres da Vila Sororó, respectivamente, palestras e atendimentos gratuitos especialmente voltados para o público feminino. Estarão presentes a assistente social – e produtora do espetáculo – Allana Morais; a psicóloga Leda Mendes; a advogada Isadora Oliveira e a educadora social Verônica Isidorio. Todas integram a Frente de Mulheres do Cariri, um movimento importante no enfrentamento às violências contra mulheres, que também presta atendimento às vítimas de qualquer tipo de agressão ou ameaça.  (Luciana Araújo)

PROGRAMAÇÃO

Serviço: Caravana Aquarelas – Marabá (PA)

Período: 22 a 25 de janeiro

Programação gratuita

 

Espetáculo AQUELAS – uma dieta para caber no mundo

Dia: 22/01

Horário: 20h

Local: Sesc – Av. Transamazônica, 1925 – Cidade Nova

Classificação: 14 anos

Com audiodescrição e interpretação em libras

 

Oficina Vendas e Mordaças

Dias: 23 e 24/01

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Sesc – Av. Transamazônica, 1925 – Cidade Nova

Com interpretação em libras

 

Caravana AQUELAS – palestras e orientações (1)

Onde: Associação de Mulheres Arco-íris da Justiça (Rua Minas Gerais, 116 – Laranjeiras)

Quando: 24/01, das 14h às 17h

Com interpretação em libras

 

Caravana AQUELAS – palestras e orientações (2)

Onde: Associação de Mulheres da Vila Sororó (Salão Paroquial da Vila Sororó)

Quando: 25/01, das 14h às 17h

Com interpretação em libras