Correio de Carajás

Escutas da Lei Aldir Blanc começam semana que vem

Genival Crescêncio, titular da Secult, convida produtores culturais a participarem das escutas

Na próxima semana (dias 21 e 23) acontecem duas escutas relacionadas à Lei Aldir Blanc. Trata-se de um momento em que agentes culturais receberão informações sobre como concorrer aos mais de R$ 1,788 milhão que serão distribuídos para vários segmentos culturais, como literatura, dança, teatro etc. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A primeira escuta ocorre às 19h do dia 21, no auditório da Escola José Mendonça Virgolino, na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. A segunda escuta está agendada para o dia 23, também às 19h, no ginásio da Escola Irmã Theodora, Bairro Independência, Núcleo Cidade Nova.Na ocasião haverá uma palestra com o artista e educador Zhumar de Nazaré, sobre a implementação do Sistema Municipal de Cultura, no contexto da Lei Aldir Blanc 2.

De acordo com Genival Crescêncio, secretário municipal de Cultura, além de receberem orientações sobre os formatos e os tipos de prêmios, os interessados em concorrer aos editais que compõem a Lei Aldir Blanc também poderão apresentar sugestões que podem ser incorporadas ao plano de ação que o município cadastrou no Ministério da Cultura.

Leia mais:

“A lei Aldir Blanc deixou de ser uma lei de emergência e passou a ser uma lei de política pública de cultura no País, garantindo o financiamento e manutenção de espaços e de agentes culturais, além de democratizar o acesso da produção artística nos Estados, no Distrito Federal e nos municípios, inclusive nas áreas periféricas urbanas e rurais”, explica Genival Crescêncio.

(Chagas Filho)