Correio de Carajás

Escritor marabaense é premiado na Off Flip 2021

Airton Souza segue acumulando principais prêmios nacionais

LITERATURA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com textos inéditos, o poeta e professor marabaense Airton Souza foi um dos grandes vencedores do Prêmio Off Flip 2021, Poesia, Conto e Crônica. O Prêmio Off Flip dá visibilidade a novos autores de talento, incentiva a criação de literatura em língua portuguesa e proporciona a participação dos vencedores na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), prevista para acontecer em julho de 2021.

Os vencedores são contemplados com prêmios em dinheiro e cotas de livros. Todos os finalistas foram avaliados por uma curadoria especial e seus textos serão publicados numa obra, em formato de coletânea, com o selo da Off Flip. A divulgação da lista final aconteceu na última semana.

Em sua 16º edição, o Prêmio Off Flip de Literatura vem cada vez mais conquistando reconhecimento no cenário lusófono, tendo sido finalista do Prêmio Vivaleitura, concedido em 2008 pelo Ministério da Cultura, pelo MEC e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos entre quase dois mil projetos literários em curso no país.

Leia mais:

PARAENSES

Airton Souza ficou em 2º Lugar na categoria poesia, com o poema “Receita para emplumar o coração de outono”, ficou, ainda, em 3º Lugar na categoria conto, com o texto inédito: “A chuva não sabe como consumar feridas”, e ficou em 10º Lugar na categoria crônica com o texto: “Carta ao pai morto”, que é o título de seu livro de crônicas, ainda inédito.

Segundo Airton: “O Prêmio Off Flip tem uma força muito importante no cenário nacional. Ele vem ajudando a fortalecer produções até então invisibilizadas, além de contribuir com a disseminação do livro, através da publicação das antologias, é também uma oportunidade de ser lido em outras regiões do país”.

Além de continuar produzindo e vencendo nos principais prêmios de escrita do país, Airton tem se dedicado ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM, da Universidade Federal do Pará.

Outros paraenses premiados no Prêmio Off Flip foram: a escritora Luciana Brandão Carreira, que ficou em 5º Lugar na categoria poesia, com o poema “Da escuta, a primeira carta de Circe”, e o escritor Fabrício Ferreira, que ficou em 5º Lugar na categoria Crônica, com o texto “Um lugar ao (lado do) sol.

Ao todo, o Prêmio Off Flip de Literatura recebeu mais de 2.700 inscrições, somando as três categorias, o que mostra a importância de ser um dos vencedores desse prêmio. Só na categoria poesia foram mais de 1.000 inscrições.

O lançamento das três antologias literárias acontecerá no Centro Cultural Sesc Paraty durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que até então está prevista para julho de 2021. A confirmação das datas ainda dependerá do controle da pandemia no país. (Da Redação)

Comentários

Mais

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…
Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

A atriz e youtuber Antônia Fontenelle foi indiciada pela Polícia Civil da Paraíba pelo crime de preconceito após comentários xenofóbicos sobre o…
Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, alerta relatório

Nível do mar continua a subir em ritmo alarmante, alerta relatório

O nível dos oceanos continua a subir  em ritmo alarmante de 3,1 milímetros (mm) por ano, devido ao aquecimento global e…