Correio de Carajás

Escritor marabaense é premiado na Off Flip 2021

Airton Souza segue acumulando principais prêmios nacionais

Com textos inéditos, o poeta e professor marabaense Airton Souza foi um dos grandes vencedores do Prêmio Off Flip 2021, Poesia, Conto e Crônica. O Prêmio Off Flip dá visibilidade a novos autores de talento, incentiva a criação de literatura em língua portuguesa e proporciona a participação dos vencedores na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), prevista para acontecer em julho de 2021.

Os vencedores são contemplados com prêmios em dinheiro e cotas de livros. Todos os finalistas foram avaliados por uma curadoria especial e seus textos serão publicados numa obra, em formato de coletânea, com o selo da Off Flip. A divulgação da lista final aconteceu na última semana.

Em sua 16º edição, o Prêmio Off Flip de Literatura vem cada vez mais conquistando reconhecimento no cenário lusófono, tendo sido finalista do Prêmio Vivaleitura, concedido em 2008 pelo Ministério da Cultura, pelo MEC e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos entre quase dois mil projetos literários em curso no país.

Leia mais:

PARAENSES

Airton Souza ficou em 2º Lugar na categoria poesia, com o poema “Receita para emplumar o coração de outono”, ficou, ainda, em 3º Lugar na categoria conto, com o texto inédito: “A chuva não sabe como consumar feridas”, e ficou em 10º Lugar na categoria crônica com o texto: “Carta ao pai morto”, que é o título de seu livro de crônicas, ainda inédito.

Segundo Airton: “O Prêmio Off Flip tem uma força muito importante no cenário nacional. Ele vem ajudando a fortalecer produções até então invisibilizadas, além de contribuir com a disseminação do livro, através da publicação das antologias, é também uma oportunidade de ser lido em outras regiões do país”.

Além de continuar produzindo e vencendo nos principais prêmios de escrita do país, Airton tem se dedicado ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM, da Universidade Federal do Pará.

Outros paraenses premiados no Prêmio Off Flip foram: a escritora Luciana Brandão Carreira, que ficou em 5º Lugar na categoria poesia, com o poema “Da escuta, a primeira carta de Circe”, e o escritor Fabrício Ferreira, que ficou em 5º Lugar na categoria Crônica, com o texto “Um lugar ao (lado do) sol.

Ao todo, o Prêmio Off Flip de Literatura recebeu mais de 2.700 inscrições, somando as três categorias, o que mostra a importância de ser um dos vencedores desse prêmio. Só na categoria poesia foram mais de 1.000 inscrições.

O lançamento das três antologias literárias acontecerá no Centro Cultural Sesc Paraty durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que até então está prevista para julho de 2021. A confirmação das datas ainda dependerá do controle da pandemia no país. (Da Redação)

Comentários

Mais

Cataratas do Iguaçu são eleitas 7º ponto turístico do mundo

Cataratas do Iguaçu são eleitas 7º ponto turístico do mundo

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná foram eleitas como a sétima principal atração turística do…
Marabaense vê falta de liderança LGBT na cidade

Marabaense vê falta de liderança LGBT na cidade

No Mês do Orgulho LGBTQIA+,  celebrado anualmente em junho, a dúvida de muita gente se concentra na “sopa de letrinhas”…
Lula faz crítica a políticos que veem pobres como número; vídeos enganam ao mudar contexto

Lula faz crítica a políticos que veem pobres como número; vídeos enganam ao mudar contexto

Enganoso Vídeos enganam ao usar um trecho fora de contexto de discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…
“Luta pela Terra na Amazônia” será lançado na Unifesspa

“Luta pela Terra na Amazônia” será lançado na Unifesspa

O livro “Luta pela Terra na Amazônia: Mortos na luta pela terra! Vivos na luta pela terra!” será lançado em…
Prazo para notificação da vacina contra a Febre Aftosa se encerra nesta quinta (30), alerta Adepará

Prazo para notificação da vacina contra a Febre Aftosa se encerra nesta quinta (30), alerta Adepará

O prazo para os produtores rurais notificarem a vacinação do rebanho contra a febre aftosa nos 127 municípios onde está…
Klara Castanho inspira projeto de lei que pretende punir quem violar sigilo da adoção

Klara Castanho inspira projeto de lei que pretende punir quem violar sigilo da adoção

A deputado estadual Erica Malunguinho (Psol-SP) protocolou, nessa segunda-feira (27), um projeto de lei cujo intuito é garantir o sigilo…