Correio de Carajás

Escolas municipais iniciam as aulas na próxima segunda em Marabá

Foto: Evangelista Rocha

O início de um novo ano também é marcado pelo começo do período letivo. Em Marabá, as escolas particulares deram o start nesta semana e as escolas públicas se prepararam para receber os alunos a partir do dia 22, na próxima segunda-feira, na zona urbana. A zona rural retoma suas atividades na terça, 23.

Pensando na preparação de professores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta quarta-feira, 17, a “Jornada Pedagógica 2024”. A formação irá capacitar os profissionais da educação para o ciclo letivo que está por vir.

Para isso, os professores serão divididos em setores, alocados em diferentes escolas pela cidade. É usado como critério o público-alvo que cada um atende. A divisão também contempla profissionais da zona urbana e rural.

Leia mais:

A “Jornada Pedagógica” faz parte das atividades funcionais dos professores que, apesar de não estarem em sala de aula, seguem cumprindo a carga horária relativa à função. O evento também é um momento de capacitação e planejamento para esses profissionais.

Na rede estadual, as aulas retornam somente no dia 29 deste mês.

REMATRÍCULA

O prazo oficial para rematrícula na rede municipal encerrou no dia 12, sexta-feira. Entretanto, aqueles que perderam a oportunidade tem uma nova chance para realizar o procedimento.

Para os responsáveis que conseguiram realizar a pré-matrícula no sistema on-line, a orientação é de que eles devem ir à escola escolhida, levando de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, duas fotos 3×4, documento de transferência (se for o caso), cartão SUS, cartão Bolsa Família (se for beneficiado) e comprovante de endereço.

Já para quem perdeu o prazo, existem duas opções. Na primeira, os responsáveis devem entrar em contato diretamente com a escola, para verificar a disponibilidade de vagas. Se houver alguma disponível, a própria escola pode fazer a matrícula do aluno, já que há essa possibilidade internamente.

A segunda opção, no caso de a escola desejada não ter mais vagas, os responsáveis podem se dirigir à Secretaria de Educação. Por lá, a equipe da diretoria de ensino irá mapear a escola mais próxima à residência da família e facilitar o processo de matrícula.

“Os pais que necessitam de mais orientações podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Educação para obter assistência no processo de matrícula. A equipe está pronta para auxiliar as famílias a encontrar a melhor solução para a educação de seus filhos”, ressalta Fábio Rogério, diretor geral de ensino da Secretaria Municipal de Educação. (Luciana Araújo, com informações da PMM)