Nesse Dia da Independência do Brasil, as escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas buscaram uma abordagem diferente nos tradicionais desfiles que marcam a data. Dessa vez, as escolas foram orientadas a realizar atividades comemorativas no interior e nos entornos das escolas em alusão à data com o tema “Parauapebas 35 anos: a história e identidade de um povo”. O objetivo foi aproximar as comunidades das atividades em celebração à Pátria.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorothy Stang, localizada no Bairro Cidade Jardim, realizou suas comemorações em um desfile pela Avenida B, que teve início por volta das 8 horas desta quinta-feira (7). A temática desenvolveu uma proposta interdisciplinar com estudos e pesquisas que ressaltam a importância de reconhecer os aspectos históricos, sociais e culturais que compõem a identidade cultural do povo de Parauapebas.
Durante as atividades, foram abordados subtemas como “A história do povo Xikrin do Cateté”, “A descoberta da maior jazida de minério de ferro a céu aberto do mundo e o nascimento e desenvolvimento de um grande polo minerador no sudeste do Pará”, “A cultura e a identidade de um povo” e “A educação do município de Parauapebas”.
Leia mais:O diretor da escola, Rogério Santana, conversou com a reportagem e explicou a diferença dos desfiles em relação aos anos anteriores. “Este ano a secretaria propôs que as escolas fizessem nos bairros, para que a comunidade pudesse participar mais, junto com os próprios alunos da escola, e nós fomos convidados para desfilar no dia 7 de setembro, aqui na Avenida B”, explicou.
“Nós fomos para a avenida para homenagear a emancipação de Parauapebas e trouxemos projetos desenvolvidos na escola com os alunos do primeiro ao nono ano, que foram trabalhados no primeiro semestre”, afirmou o diretor, que também destacou a ala dedicada ao handebol mirim, um projeto que já segue na escola há três anos.
O diretor informou à reportagem que o desfile contou com cerca de 150 pessoas, entre estudantes e membros da comunidade, além de alunos da escola particular Balão Mágico.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorothy Stang, fundada em 2013, conta atualmente com 1.693 alunos. A rede municipal de ensino de Parauapebas é composta por 77 escolas, sendo 62 na zona urbana, 12 na zona rural e três na área indígena. Ao todo, o Município atende 50.625 alunos, sendo 46.444 na zona urbana, 3.758 na zona rural e 423 na Terra Indígena Xikrin do Cateté.
(Clein Ferreira)