Correio de Carajás

Escola Josineide Tavares é campeã da Gincana Cidadã 2023

Alunos, professores e diretores da Escola Josineide Tavares recebem certificação da conquista

Na tarde da última quarta-feira, dia 24, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou a final da Gincana Cidadão de 2023 (parte do Projeto Constituição em Miúdos), com a participação de estudantes, professores e gestores das escolas Josineide Tavares, Acy Barros, Odílio Maia e Geraldo Veloso.

A grande campeã deste ano foi a Escola Josineide Tavares, que somou 470 pontos, seguida por Acy Barros (290); Odílio Maia (240); e Geraldo Veloso (190).

A Gincana Cidadã teve como parâmetro o livro “Constituição em Miúdos”, baseado na Constituição Federal de 1988, considerado o alicerce para as perguntas no evento. Para preparar os alunos, a Escola do Legislativo de Marabá elaborou uma formação com estudantes e professores sobre a obra.

Leia mais:

O diretor da escola campeã, Luiz Gonzaga Almeida, parabenizou a Elmar pela realização da Gincana Cidadã e por ter convidado sua escola para participar. Ele também enalteceu o trabalho dos educadores Aline Barros e Walkimar Novaes, de História, e o comprometimento dos alunos envolvidos no estudo da Constituição Federal, que resultou no ótimo resultado na final da Gincana. “Na primeira etapa ficamos em segundo lugar, agora, na final, em primeiro, com os nossos alunos acertando todas as perguntas relacionadas à Constituição”, comemora.

A coordenadora-executiva da Escola do Legislativo de Marabá, Gabriela Silva, avalia que a quinta edição do Projeto Constituição em Miúdos e a gincana é uma ferramenta de avaliação dos conhecimentos que os alunos adquiriram ao longo dos estudos. “O resultado é muito gratificante. A gente percebe o empenho dos alunos, dos professores e direção das escolas. As respostas mostram que se debruçaram sobre o assunto. Então, considero que o objetivo foi alcançado, de fomentar o estudo desta legislação tão importante para todos os brasileiros e que completa 35 anos de promulgada”, comemora ela, lembrando que esse projeto tem se espalhado em várias partes do Brasil.