Barcaça passou em frente à orla de Marabá na tarde de 1º de maio, em pleno feriado, subindo o rio Tocantins e transportando enormes equipamentos cilíndricos, pesando várias toneladas. O fato curioso rendeu fotos e filmagens nas redes sociais, além de inúmeras teorias: desde que seriam turbinas de hidrelétrica, a bases para as novas pontes que a Vale vai construir aqui na cidade.
Pois bem, o Correio de Carajás apurou que os equipamentos em questão são fabricados pela multinacional dinamarquesa FLSmidth e são fornos rotativos, peças de instalação industrial de transformação de cimento. De outro lado, também são comuns na indústria química e operação de mineral.
Leia mais:No caso em questão, muito provavelmente serão usadas, mesmo, na transformação de cimento.
No final da tarde de segunda-feira, a balsa atracou na margem direita do Rio Tocantins (lado do complexo São Félix), bem próximo à ponte Rodoferroviária e também ao canteiro de obras da nova ponte, aumentando ainda mais as suspeitas de que tenha relação com a obra bilionária bancada pela mineradora Vale.
Porém, consultada, a mineradora já esclareceu ao portal que o equipamento não pertence às empreiteiras envolvidas na construção. Com isso a versão mais lógica é de que os equipamentos estão sendo levados para Araguatins (TO), rio acima.
A composição trazendo os equipamentos vem desde Barcarena e transpôs a barragem em Tucuruí pelas eclusas. Estão aproveitando o atual nível do rio, acima dos 8 metros, para transpor os pedrais. Além dos fornos, as balsas carregam 5 carretas e uma retroescavadeira. (Da Redação)