Correio de Carajás

Envolvimento em facção pode ser o motivo para assassinato em Parauapebas

Pai da vítima relata ameaças da ex-namorada envolvendo facções criminosas; Polícia investiga possível emboscada em Parauapebas.

Jovem de boné preto e muitas tatuagens no pescoço olhando para a câmera.
A suspeita é que uma ex-namorada da vítima possa ter elaborado o plano do crime / Foto: Divulgação
Por: Kauã Fhillipe com informações da Polícia Militar
✏️ Atualizado em 13/02/2026 11h15

Josias Mendes Filho foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (12), por volta das 21h40, no município de Parauapebas. Uma equipe do 23º Batalhão da Polícia Militar, que realizava rondas na região, foi acionada por populares após a informação de um baleamento na Rua Jarbas Passarinho, também conhecida como Juarez.

Ao chegar ao local indicado, os policiais encontraram a vítima já sem vida, caída em uma área de mata próxima à via.

Segundo o relatório policial, a guarnição manteve contato com o pai da vítima, Josias Pantoja Mendes, que relatou que a ex-namorada do filho vinha fazendo ameaças, utilizando frases como: “você é CV, vou colocar o PCC para te matar”. A declaração levantou a suspeita de que a mulher poderia ter envolvimento no crime, possivelmente ao arquitetar uma emboscada relacionada à disputa entre facções criminosas.

Leia mais:

Diante dos fatos, foram acionadas equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Pará, que ficaram responsáveis pela adoção das medidas legais cabíveis e pela condução das investigações.