Correio de Carajás

Entidades promovem ação em defesa dos animais no encerramento do “Abril Laranja”

O evento marcou o encerramento do mês dedicado ao combate à violência contra os animais/ Fotos: Evangelista Rocha

Na manhã desta sexta-feira (25), aconteceu uma grande mobilização para marcar o encerramento do Abril Laranja, mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais. A programação contou com emissão de carteiras de identidade, adoção de cães e gatos, vacinação antirrábica e apresentação de adestramento animal, no Partage Shopping, no Piso L3.

O evento foi resultado da união entre a Polícia Civil, Guarda Municipal, ONG Patinhas de Rua de Marabá, Disque-Denúncia e Linha Verde. O objetivo foi ampliar a conscientização da população sobre a causa animal, incentivando o respeito, a adoção responsável e o combate aos maus-tratos.

“Está sendo realizada uma força-tarefa conjunta com todos os órgãos de proteção, com foco no esclarecimento da questão dos maus-tratos aos animais, na conscientização e na prevenção, para que as pessoas entendam que maltratar animais é crime”, explica Deise Mendes, coordenadora da ONG Patinhas de Rua.

Leia mais:






A coordenadora da ONG Patinhas de Rua, Deise Mendes, afirma que uma força-tarefa foi montada em prol da causa

Durante o evento, foram emitidas cem carteiras de identidade para o público, com entregas realizadas ao longo do dia.

Os participantes também puderam conhecer animais disponíveis para adoção. Os bichinhos foram resgatados por protetores independentes e pelo Centro de Controle de Zoonoses, estão vacinados e saudáveis, prontos para ganhar um novo lar. “Mesmo que todos não sejam adotados hoje, continuarão disponíveis para adoção no Centro de Zoonoses”, completa Deise.

Foram distribuídas senhas para emissão de RG no local

Atuante na causa, Hellen Machado, coordenadora da Linha Verde e do Disque-Denúncia, destaca o papel da ação como parte de um trabalho contínuo de prevenção e combate aos crimes ambientais. “Nós viemos trabalhando durante todo o mês na parte de prevenção. Um dos maiores problemas da região é a causa animal”, relata.

Hellen Machado: “Trabalhamos durante todo o mês com foco na prevenção. Um dos maiores problemas da região é a questão animal”

Segundo ela, maus-tratos e venda de animais silvestres também se enquadram na pauta. Hellen afirma que inúmeras denúncias são recebidas, principalmente relacionadas aos maus-tratos.

Ela também alerta para a ausência de abrigos oficiais na cidade e o papel essencial dos protetores independentes. “Quem cuida desses animais são os protetores. Eles recolhem os que foram denunciados ou abandonados e passam por todo um processo de recuperação e atendimento.” A adoção se torna, assim, a melhor forma de reintegrar esses pets à sociedade, reduzindo o número de abandonos e maus-tratos.

(Milla Andrade)