Correio de Carajás

Engenharia Civil da Unifesspa celebra 10 anos em Marabá

A Faculdade de Engenharia Civil (Faec) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) celebrou os 10 anos do curso de Engenharia Civil, data que coincidiu com o Dia do Engenheiro. As comemorações marcaram a abertura da VII Semana de Engenharia Civil (SEC), promovida anualmente pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caec), com apoio da Empresa Júnior In Project, da Atlética Estruturados e do Colegiado do Curso.

Durante o evento, ocorrido dia 11 deste mês, foi prestada uma homenagem ao Professor Doutor Hélio Scatena Júnior (1943-2023), professor voluntário que apoiou o processo de implantação do curso, lembrado pela comunidade da Faec pela sua expressiva dedicação ao ensino e ao auxílio aos acadêmicos do curso.

Durante a cerimônia, o Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Prof. Nascimento Passos de Oliveira, apresentou um panorama da evolução do curso ao longo de sua primeira década. Ele relembrou o início do curso como parte da Faculdade de Geologia e destacou as conquistas mais recentes, como a expansão para as cidades de Canaã dos Carajás e São Domingos do Araguaia. Além disso, o professor lançou um e-book comemorativo com cinco capítulos, que reúne trabalhos derivados de monografias produzidas pelos estudantes ao longo dos 10 anos.

Leia mais:

Programação – A programação da VII SEC trouxe palestras de especialistas e profissionais renomados, abordando temas de grande relevância para o setor. Entre os destaques estavam “Construindo um Amanhã Sustentável”, ministrada pelo Engenheiro Civil Irimar Rodrigues; “Engenharia do Amanhã: Indústria 4.0”, proferida pelo Diretor do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE), prof. Elisandro Andrade; “Ética na Construção Civil”, cujo palestrante foi Diretor Génesio Queiroga (Diretor Estratégico da QAAS Advogados).

Houve também a palestra “Inspeção de Obras de Artes Especiais conforme ABNT NBR 9452:2023”, a qual contou com dois palestrantes, a inspetora de Obras Especiais da Vale, Diana Vasconcelos e o Engenheiro de Integridade Estrutural da Vale, Maykon Queiroz. Encerrando as palestras, o Secretário de Infraestrutura da Unifesspa, o Engenheiro Civil, Douglas Sousa, fez sua apresentação com o título: “O uso de rejeito de cobre como agregado miúdo na produção do concreto”.

O evento ainda contou com dois workshops, “Barragens em ação: simulação e soluções práticas”, ofertado pela Professora Doutora Rafaela Silveira e o “Estruturas e propriedades da madeira importantes para a construção civil”, oferecido pelo Professor Doutor Luiz Melo. Para encerrar a programação, foram realizadas visitas técnicas e o tradicional concurso de pontes.