Correio de Carajás

Enfermeiros de Parauapebas organizam manifestação

Carreata da Associação de Enfermagem de Parauapebas acontecerá nesta quarta-feira (12) para chamar atenção à votação da PL 2564/2020, que institui piso salarial nacional para enfermeiros

A Associação de Enfermagem de Parauapebas realizará uma carreata nesta quarta-feira (12) para chamar atenção à votação da PL 2564/2020, que atualmente está em tramitação no Senado e institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

A carreata está prevista para iniciar a concentração às 16h, em frente às Lojas Havan, e percorrerá a PA-275 (sentido centro da cidade), passando pela Praça dos Metais e adentrando a Rua A.

No dia 20 de maio outra manifestação está prevista para acontecer, com os enfermeiros do município realizando uma “blitz” que sairá da Praça do Cidadão, no Bairro Rio Verde. Os eventos também giram em torno do Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio.

Leia mais:

DESCASO

Em entrevista ao CORREIO, a enfermeira Leonice de Oliveira, representante da Associação de Enfermagem de Parauapebas, relatou que a base salarial para a classe dos enfermeiros é uma demanda de muitos anos.

Ela diz que desde quando começou a trabalhar na área da Saúde, há mais de 30 anos, vê colegas de trabalho brigarem pelo piso e pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, “mas até hoje não vimos um retorno”, comentou.

Leonice de Oliveira é profissional da saúde há mais de 30 anos e permanece lutando por mais direitos para profissionais da enfermagem

“Temos colegas em municípios que trabalham em três ou quatro locais, se acidentaram porque iam de um emprego para outro. Se ele tivesse um salário digno e a jornada reduzida para 30 horas, ele não estaria sofrendo essas consequências”, disse Leonice, convocando os companheiros de profissão para irem à luta pelos direitos reivindicados.  (Juliano Corrêa – com informações de Ítalo Almeida)