Correio de Carajás

Enfermeira de 65 anos será a 1ª vacinada contra a covid-19 em Parauapebas

A enfermeira Leonice de Oliveira, 65 anos, da rede municipal de saúde, será a primeira pessoa a ser vacinada em Parauapebas. O evento tem previsão para as 15h desta terça-feira (19), na Praça da Bíblia, no Bairro Jardim Canadá. O secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras e o vice-prefeito, João do Verdurão, acompanharam a chegada dos imunizantes e receberam a cota do município na manhã de hoje, na sede da Sespa, em Marabá.

A Enfermeira Leonice é viúva, foi candidata ao cargo de vereadora em Parauapebas no último pleito, pelo PSOL. Ela é natural da cidade de Duartina, estado de São Paulo, onde nasceu no dia 14 de março de 1955.

O município recebeu 2.296 doses da vacina contra a covid-19. O público vacinado nesta primeira etapa, inclui profissionais de saúde e os 1.057 indígenas. O restante das doses será aplicado em 40% dos profissionais de saúde, com prioridade para os que atuam na Ala do Covid, UTIs, UPA e Pronto Socorro Municipal.

Leia mais:

Além da enfermeira Leonice, o indígena Katop ti Xikrin também será imunizado.

Com 31 anos, Katop é da etnia Xikrin do Kateté, formado em Magistério Indígena e está concluindo o curso de Pedagogia.

Militante pela educação indígena, já foi coordenador do setor de educação escolar indígena, coordenador de língua indígena, cultura e identidade e hoje trabalha na diretoria técnica e pedagógica representando a educação indígena.

Hoje é de fato um dia histórico e memorável na resistência indígena.

(Theíza Cristhine/Com informações de Núbia Mara)