Neste domingo (11) será o segundo dia provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Em Marabá, a apreensão por parte de quem vai fazer a prova é grande. Há quem prefira descansar e há quem vai aproveitar o intervalo de uma semana entre a primeira e segunda etapa da prova para estudar um pouco mais. Foi o que fizeram alunos de um cursinho preparatório em Marabá ao participarem de um aulão na Faculdade Metropolitana que teve início às 8horas e encerrou às 13 horas desta sexta-feira (9).
No último domingo (4) os candidatos resolveram questões de linguagens, ciências humanas e redação. Neste domingo, serão aplicadas as questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Segundo o professor de física e coordenador de cursinho preparatório Conrado Graff, além do quesito psicológico o candidato deve atentar para alguns fatores que influenciam na resolução das questões.
“É importante que o aluno fique atento ao horário, leve apenas canetas pretas transparente, use roupas leves, saia bem alimentado e leve alguma coisa que possa ser consumida durante a prova, também muito leve, pra não ter nenhum tipo de problema durante o exame”.
Leia mais:O professor de história e também coordenador dos mesmo cursinho, Zalex Ribeiro, disse que o importante no momento é focar e relembrar assuntos e dicas para fazer a prova. “Acima de tudo a prova é muito interpretativa; ao longo do tempo ela vem evoluindo. Como nessa prova agora de domingo a gente percebeu o quanto que eles trabalharam muito com temas atuais: tecnologia, redes sociais, questão de preconceito, etc”.
Cláudio Gabriel estava entre os 160 alunos que participaram do aulão. Ele diz que se preparou o ano todo para a prova e está confiante em um bom resultado. “Para ter um bom desempenho, o candidato precisa ter controle mental, de ansiedade, precisa saber lidar com as questões difíceis e fáceis.”
Gabriel está no terceiro ano do ensino médio, mas desde o segundo ano se prepara para o Enem. Ele é candidato ao curso de medicina e acredita ter feito uma boa redação na primeira etapa da prova. “Meu primeiro dia de Enem foi muito bom, na minha opinião, minha redação foi excelente, eu não fugi do tema”. (Adriana Oliveira, com informações de Josseli Carvalho)