Estudantes de Marabá que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos próximos dias 4 e 11 de novembro, poderão participar gratuitamente, neste sábado (27), de um aulão voltado para a Redação.
O evento é organizado por acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifessta), por meio da Lex Norma: Soluções Jurídicas, Empresa Júnior de Direito. O objetivo, explica o coordenador de projetos da empresa, o acadêmico Gabriel Perez Rodrigues, é abordar principalmente questões relativas aos Direitos Humanos.
“Queremos abordar como se lida com Direitos Humanos na Redação do Enem, de que forma o assunto influencia na correção, abordando o que traz a Constituição e repassando técnicas, possíveis temas e dicas para a construção e enriquecimento do texto”, diz.
Leia mais:As palestras serão ministradas por acadêmicos de Direito, com a supervisão de um professor do curso, e são voltadas, principalmente, àqueles que estão finalizando o terceiro ano com a intenção de ingressar no Ensino Superior, mas não está vedada a participação para alunos dos primeiro e segundo anos que já estejam também se preparando para o exame.
A ação acontece entre 14 e 19 horas no Cine Marrocos, na Marabá Pioneira, e, além das apresentações, haverá orientação individual. “Quem quiser pode levar a redação que daremos uma olhada e algumas dicas sobre o texto”. A capacidade do teatro é de 350 pessoas sentadas e ainda há vagas para quem quiser acompanhar em pé.
O Enem é a principal porta de acesso ao Ensino Superior do Brasil. A maioria das universidades públicas não aplica mais o tradicional e vestibular e utiliza as notas do Enem para selecionar alunos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Além disso, o desempenho dos candidatos também é utilizado pelo Ministério da Educação para distribuição de bolsas de estudo nas universidades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para preencher vagas do Financiamento Estudantil (Fies).
No primeiro dia serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com tempo total de cinco horas e trinta minutos de duração. No segundo dia, serão aplicadas as ciências da natureza, que compreendem as disciplinas de química, física e biologia, além de matemática. O tempo total da prova é de cinco horas.
(Luciana Marschall)