Correio de Carajás

Encontro reuniu pacientes de cirurgia bariátrica da região

Grupo elegeu mirante, na orla de Marabá, para uma manhã de práticas saudáveis e interação

Equipe de apoio e participantes reunidos na orla de Marabá

Pacientes de Marabá e da região que já passaram pelo procedimento chamado de cirurgia bariátrica estiveram reunidos no final de semana, na orla do Rio Tocantins, para uma manhã de práticas saudáveis. Foi o 1º Encontro de Bariátrica da Região Sul e Sudeste do Pará. Os entusiastas da ideia foram os médicos marabaenses Luigi Costa e Carleno Costa, que são irmãos e atuam na mesma área, como cirurgiões e especialistas no aparelho digestivo.

“Foi um encontro para consagrar esse movimento em relação à cirurgia bariátrica aqui na região. Nos confraternizamos nesse momento. E também serviu para estimular a sociedade a ficar atenta à importância da cirurgia bariátrica no enfrentamento da obesidade. Como os pacientes retornam às atividades físicas”, explica Luigi Costa, destacando que acadêmicos de Medicina da Uepa, já na fase de internato, foram convidados a participar.

O encontro foi marcado por uma caminhada pelas ruas da Marabá Pioneira, com pacientes de pós-operatório, amigos e seus familiares. No ponto de encontro, na orla, uma tenda foi montada, como ponto de apoio, com os itens do café da manhã, principalmente frutas e isotônicos.

Leia mais:

Duas educadores físicas foram chamadas para auxiliar no aquecimento dos participantes, assim como acompanharam a caminhada.

Médicos Luigi e Carleno com uma das participantes

CIRURGIA

“A Cirurgia Bariátrica é um tratamento muito eficiente da obesidade mórbida. É, sem dúvidas, um artifício com resultados bem expressivos. Através dela podemos combater a obesidade e todas as outras doenças envolvidas (hipertensão arterial, diabetes, gordura no fígado, dislipidemias, ansiedade, depressão, falta de autoestima, exclusão social, amenorréia e outras doenças hormonais, problemas osteoarticulares, etc)”, comenta o médico Carleno Costa.

E o irmão, Luigi, complementa: “Transformar vidas, trazer saúde e trazer qualidade de vida é o que todos nós precisamos fazer em cada cantinho de atuação deste vasto território brasileiro, portanto agradecemos a todos que nos ajudaram a fazer acontecer este evento.

Ao Correio de Carajás ele disse que outros eventos devem ocorrer este ano para explicar sobre a cirurgia, complicações, acompanhamentos, entre outros. (Da Redação)