Correio de Carajás

Encontro cultural de Hip Hop Oxóssi acontece neste sábado

André Santos comemora a união da musicalidade para apresentar a diversidade de cultura/Fotos: Thays Araujo

Neste sábado (3), a partir das 17 horas, a Praça São Francisco, localizada no Núcleo Cidade Nova, em Marabá, será palco de um evento cultural organizado por André Santos, conhecido como André Negro. O cantor e compositor paraense da cultura hip hop organiza o encontro com o apoio de colaboradores, que juntos buscam trazer a celebração da arte e da diversidade local.

Com mais de 14 anos de envolvimento na cena cultural, André revela ao Correio de Carajás que a iniciativa busca fortalecer e divulgar a musicalidade de matriz africana na região, proporcionando uma plataforma para artistas locais e interação com o público. “Fazer arte salvou a minha vida, tenho paixão pela cultura negra”, compartilha.

Ele revela que a Praça São Francisco já foi palco de outros eventos como este, como batalhas de rap. E para a primeira edição do hip hop Oxóssi, a expectativa é atrair um maior número de pessoas, oferecendo um evento gratuito e acessível a todos.

Leia mais:
À esquerda, o cantor de hip hop André Santos, à direita o organizador Yukari Moreira

André compartilha que o hip hop teve um impacto profundo em sua vida, especialmente durante uma fase difícil em 2012. Inspirado por artistas como Racionais MC’s, Sabotage e Facção Central, ele encontrou na música uma forma de expressão e superação.

O encontro contará com a participação de diversos grupos e artistas, incluindo uma banda de rock, praticantes de capoeira e representantes de terreiros. A inclusão de diferentes manifestações culturais reflete o objetivo de agregar e valorizar a diversidade artística da comunidade.

André enfoca que o encontro não visa apenas a divulgação de um tipo musical, mas também a criação de um espaço de integração e reconhecimento para artistas de Marabá, muitos dos quais ainda buscam visibilidade. “É muito importante eventos abertos e colaborativos, que beneficie toda a comunidade”, explica.

O evento será um marco cultural, que celebrará a arte e a diversidade da cidade, reforçando o compromisso com a valorização de todas as expressões culturais presentes na cidade.

(Milla Andrade)