Correio de Carajás

Enchente: Equatorial Pará monta plano de ação para evitar acidentes elétricos

A ação é realizada em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.

Foto: Arquivo Correio

O inverno amazônico segue intenso na região e na manhã desta segunda-feira, 6, o Rio Tocantins atingiu a marca de 8,43 metros acima do leito normal. Para prevenir acidentes elétricos, a Equatorial Pará elaborou um plano de ações que visa resguardar a vida das famílias atingidas, mapeando as áreas de risco, monitorando o nível do rio, e desligando, quando necessário, os circuitos de localidades que alagadas.

A ação é realizada todos os anos com o desligamento dos transformadores responsáveis pelo fornecimento de energia dos imóveis atingidos pela enchente, bem como a abertura dos jumpers – equipamentos responsáveis por pontos específicos do circuito – para realizar o desligamento de trechos em que houve alagamentos.

Entre os bairros mapeados onde há risco de alagamento estão: Santa Rosa e Vila Canaã (Velha Marabá); Folhas 13, 14, 25 e 33 (Nova Marabá); Amapá, Filadélfia, Independência, da Paz e Vale do Itacaiúnas (Cidade Nova). Caso algum ponto destas áreas seja alagado e apresente riscos iminentes à vida, o fornecimento de energia será suspenso provisoriamente até que o nível do rio diminua.

Leia mais:

Na sexta-feira, 3, as lideranças da Equatorial estiveram reunidas com autoridades representantes dos principais órgãos que atuam no fenômeno natural para apresentar o plano de ações e firmar apoios para execução. Participaram da reunião os representantes do Estado, da Defesa Civil Municipal, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros.

Os principais riscos que a enchente pode trazer, associada a eletricidade, são curtos-circuitos dentro das residências alagadas, curtos-circuitos nos medidores presentes em vias públicas e a queda de cabos energizados na água.

Segurança

Para a segurança das famílias, a Equatorial Pará orienta que desliguem os disjuntores das casas, pois, eles também podem ocasionar curto-circuito. “Caso ocorram rompimentos de fios elétricos, deve-se evitar a aproximação com os cabos, principalmente se estiver próximo a água, e entrar em contato imediatamente com as equipes da distribuidora por meio do telefone 0800 091 0196”, orienta Natália Pirovano, técnica de segurança da empresa.

Ao retornar para os imóveis, após o nível do rio diminuir, os moradores precisam verificar se a energia está realmente desligada para evitar acidentes. “É muito importante também, antes de ligar a energia, fazer uma vistoria na instalação, pois a água pode entrar na tubulação elétrica. Este serviço deve ser realizado por um eletricista habilitado”, acrescenta Natália.

Confira algumas dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

  • Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger de enchentes;
  • Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
  •  Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
  •  Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados em dias de chuva e jamais se abrigue embaixo de árvores.