Correio de Carajás

Encerra o período de defeso na região do Lago de Tucuruí

Foto: Ascom Ideflor-Bio
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Encerrou no domingo, 28, o período do defeso da pesca comercial na Bacia Hidrográfica do rio Tocantins e Gurupi. Com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente e o período reprodutivo das espécies de peixes na região do Mosaico de Unidades de Conservação Lago de Tucuruí, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretarias Municipais de Meio Ambiente de sete cidades, Comando de Policiamento Regional IV e Eletronorte, realizaram diversas ações de fiscalização ambiental durante o período do defeso, que ocorreu de 1º de novembro a 28 de fevereiro. 

“O principal objetivo das ações de fiscalização ambiental durante o período do defeso é garantir que os peixes realizem o processo reprodutivo, e dessa forma, possibilitar a manutenção dos estoques pesqueiros em níveis que permitam a sustentabilidade da atividade da pesca na região”, diz a a gerente do Ideflor-Bio, Mariana Bogéa.

Durante o período do defeso, foram realizados 57 dias de ações que resultaram na apreensão de 62 mil metros de malhadeiras, 9 amarradores (técnica de pesca altamente predatória e proibida), mais de 20 toneladas de pescado, 181 passariformes e 167,57 m³ de madeira.

Leia mais:

“Infelizmente, os resultados das ações de fiscalização ambiental, em termos de números, ainda refletem a falta de consciência de parte da população em relação aos recursos naturais”, enfatiza Socorro Almeida, diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio.

Desde 2020, o lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí é um Mosaico de Unidades de Conservação, formado por uma área de Proteção Ambiental APA-Lago de Tucuruí e duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS Alcobaça e RDS Pucuruí-Ararão, sob a gestão do governo do Estado, por meio do Ideflor-Bio.

“Conciliar o desenvolvimento econômico, a preservação e conservação dos recursos naturais em um ambiente impactado são desafios à gestão ambiental. No entanto, garantir a manutenção dos níveis dos estoques pesqueiros e, por consequência, a sustentabilidade econômica e social dos atores envolvidos na cadeia produtiva da pesca que é realizada no Lago de Tucuruí faz parte da missão institucional do Ideflor-Bio, que não irá medir esforços para dar continuidade às ações de fiscalização ambiental na região”, afirma Karla Bengtson, presidente do Instituto.

A presidente ainda ressalta que as ações de fiscalização ambiental realizadas na região do Mosaico Lago de Tucuruí apresentam excelentes resultados, que já são sentidos pelos usuários dos recursos naturais. “É comum em reuniões com representantes da região receber notícias de que já é possível viver da pesca na região, graças ao trabalho que o Ideflor-Bio executa de forma recursiva. Esse retorno é muito gratificante, uma vez que, quanto mais pessoas envolvidas nesse processo de conservação e proteção, mais aliados a gestão ambiental ganha”, destaca a presidente. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Papa Francisco alerta para "retrocesso da democracia"

Papa Francisco alerta para "retrocesso da democracia"

O papa Francisco considerou hoje (4) que há “um retrocesso da democracia” na Europa e no resto do mundo, sobretudo…
É falso que a África do Sul tenha questionado a existência da variante Ômicron

É falso que a África do Sul tenha questionado a existência da variante Ômicron

Falso É falso que o governo da África do Sul tenha dito que a variante Ômicron não existe e que…
Neste sábado (04) chegam ao Pará mais 100.620 vacinas contra a Covid-19

Neste sábado (04) chegam ao Pará mais 100.620 vacinas contra a Covid-19

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (4), no Aeroporto Internacional de Belém, 100.620 doses da vacina Pfizer. Até o…
Anac: pesquisa sobre compra de passagens aéreas será encerrada amanhã

Anac: pesquisa sobre compra de passagens aéreas será encerrada amanhã

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encerra amanhã (5) uma pesquisa sobre fatores e critérios utilizados por passageiros ao escolher uma…
MP recomenda que Prefeitura de Marabá reveja estratégias de combate ao coronavírus

MP recomenda que Prefeitura de Marabá reveja estratégias de combate ao coronavírus

Nesta sexta-feira (3), o Ministério Público do Estado do Pará recomendou que a Prefeitura Municipal de Marabá acompanhe e fiscalize…
Biquini Cavadão fala ao Correio de Carajás sobre Rock in Roça e volta aos palcos

Biquini Cavadão fala ao Correio de Carajás sobre Rock in Roça e volta aos palcos

Em 2020, a banda Biquini Cavadão completou 35 anos de história, que seriam comemorados com uma turnê especial da banda…