Correio de Carajás

Empresa pretende trazer usina de biodiesel a Marabá

Leonardo Botelho Zilio e a direção da Codec, durante reunião realizada nesta segunda-feira, em Belém

EM AVALIAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Oleoplan investirá R$ 148 milhões na primeira planta, e já prospecta instalar outro empreendimento no DIM

A empresa gaúcha Oleoplan, que atua no processamento de soja e produção de biodiesel, manifestou interesse em implantar, até o final de 2021, o seu primeiro empreendimento no território paraense: uma usina de biodiesel no município de Tomé-Açu, na região nordeste do Estado. O assunto foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (3), entre o diretor de Relações Institucionais do grupo, Leonardo Botelho Zilio, e a direção da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), com a presença do titular do órgão estadual, Lutfala Bitar.

Para a implantação em Tomé-Açu, os investimentos anunciados somam R$148 milhões e a expectativa é de que sejam gerados pelo menos 50 postos de trabalho diretos, além de milhares de empregos indiretos como reflexo direto da produção de biodiesel no Estado. Na ocasião, a empresa também tratou sobre a possibilidade de instalar uma segunda planta, no município de Marabá, na região sudeste, onde a Companhia de Desenvolvimento Econômico é responsável pela administração de um Distrito Industrial.

Segundo o diretor da Oleoplan, a instalação no Pará é estratégica, uma vez que a palma e a soja são essenciais para a produção do biodiesel. “Será muito bom poder agregar valor aqui no Pará a partir deste que é um setor em ascensão e onde nós, da Oleoplan, temos resultados importantes e destaque em âmbito nacional. A nossa vinda ao Pará vai possibilitar que o Estado, que hoje tem destaque nas regiões Norte e Nordeste na produção de palma, seja também em biodiesel, tornando possível o fornecimento desse combustível inclusive para outras regiões”, informou Leonardo Zilio.

Leia mais:

Atualmente, a empresa já possui duas unidades de processamento de soja e produção de biodiesel no país, uma em Veranópolis (RS) e outra em Iraquara (BA). A usina de biodiesel de Veranópolis é a maior do Rio Grande do Sul e, junto com a usina de Iraquara, produz 10% da produção nacional deste biocombustível.

De acordo com o diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, o Pará reforça a sua competitividade com a atração de negócios que enxergam oportunidades na matéria-prima em abundância no Estado. “O Pará é hoje o maior produtor de óleo de palma no país e isso é muito significativo para a atração de negócios como os de biodiesel, pois a matéria-prima está aqui. Nosso objetivo é colaborar com a implantação de empreendimentos como este, que traz mais emprego, renda e desenvolvimento ao Pará, principalmente por meio do Distrito Industrial de Marabá”, destacou o diretor.

Biodiesel

Produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais e gordura animal, o biodiesel é um combustível que funciona como alternativa ao óleo diesel derivado do petróleo, muito usado em meios de transportes pesados como ônibus e caminhões. Bem menos agressivo ao meio ambiente, o biodiesel é atóxico e biodegradável, além de ser livre de enxofre, o que ajuda a reduzir a emissão de poluentes. (Igor Nascimento – CODEC)

Comentários

Mais

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) em uma das salas do cinema que funciona no Partage Shopping, em Parauapebas, anunciou…
Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Nesta quarta-feira, 23, o governo de São Paulo informou, que no sábado, 26, o Instituto Butantan receberá um lote com…
DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

Nesta quarta-feira (23), na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), foi realizada uma reunião com as…
Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

A Equatorial Energia Pará divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado final desta temporada da promoção Energia em Dia. A campanha…
Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

RIO — A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu, em julho de 2020,  relatório que indicava problemas e inconsistências na…
Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou na última terça-feira, 22, que o governo federal deve abrir, no…