Acontece na noite de hoje, segunda-feira (8), a partir das 18 horas, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, o “Empate dos Povos da Amazônia”, um ato artístico e cultural com música ao vivo, apresentações artísticas e palco livre para manifestações.
O manifesto do Empate dos Povos da Amazônia é assinado por diversas organizações em busca de defender a Amazônia e as conquistas dos povos das águas, da floresta, do campo e da cidade, considerada uma necessidade urgente e que exige a unidade de ação das diversas entidades que atuam na região.
Movimentos sociais, organizações populares e ativistas denunciam, nacional e internacionalmente, as ameaças que os povos e o meio ambiente estão sofrendo, além de proporem uma agenda de ações e políticas públicas para a região.
Leia mais:Está previsto para setembro o Seminário Nacional do Empate dos Povos da Amazônia, nos dias 18 e 19, com o objetivo de consolidar a pauta e planejar as ações de impacto do Empate. Também estão agendadas ações simultâneas nos nove estados da Amazônia Legal, onde serão feitas denúncias e apresentada uma pauta de reivindicações e propostas de políticas de desenvolvimento.
Por fim, uma ação nacional em Brasília, com a presença de representações dos povos e comunidades da Amazônia, de movimentos sociais e organizações populares, onde serão feitas denúncias e apresentada a agenda de desenvolvimento e políticas públicas para a imprensa nacional e internacional, Congresso Nacional, Poder Judiciário e Governo Federal.