O vereador Alecio Stringari (PDT) participou da última sessão da Câmara Municipal de Marabá nesta quarta-feira (11) e usou a tribuna para se despedir do cargo após 16 anos de vida política.
Muito emocionado, o atual presidente da CMM iniciou sua fala agradecendo a Deus pela oportunidade de ter trabalhado e vivido esses anos, contribuindo com lealdade e responsabilidade pelos interesses da população marabaense.
“Me perguntaram se eu estava arrependido de não ter entrado no pleito. Não, de forma alguma. Fiz isso muito preparado, sabendo que tinha que parar e que essa era a hora. Mas, vai ficar saudade sim. Se Deus me permitir, vou estar aqui acompanhando sempre, e na torcida, porque sei que essa Casa faz um trabalho sério e voltado para defender os interesses da população”, afirma.
Leia mais:Durante sua fala, Alecio elogiou o trabalho do prefeito Tião Miranda nos últimos oito anos. Para ele, mesmo com todas as limitações e defeitos, o atual gestor conseguiu transformar o município. “Ele conseguiu fazer com que Marabá tivesse uma vida nova, mais organizada e limpa. Nosso prefeito é um ótimo gestor, mas tem os defeitos dele. Mas, é preciso reconhecer seu trabalho e a participação efetiva dessa Casa”.
Ao prefeito eleito, o vereador também mandou um recado, afirmando que ele precisa entender o tamanho de sua responsabilidade a partir de janeiro. “É preciso que faça uma gestão séria e voltada ao município. Não esqueça que daqui até a divisa do município são mais de 250 quilômetros. Não esqueça também que Marabá tem inúmeras pontes e estradas vicinais. Vou ficar também, contribuindo com aquilo que entendo e conheço, para que o novo prefeito faça uma gestão para todos, com tudo o que ele construiu de projeto no plano de governo”, disse Alecio.
Por fim, o presidente reiterou sua gratidão aos colegas pelos últimos 16 anos de trabalho como vereador municipal, e enfatizou sua gratidão por Marabá, cidade hospitaleira que o acolheu em março de 1998.
“A gente aprende a amar isso aqui muito fácil. Aqui não tem salto alto, não tem vaidade, não tem orgulho. É um povo simples que acolhe as pessoas. Todo projeto que você faz na vida, às vezes ele se desvia, e aí a gente entende que, o que vai acontecer, é o projeto de Deus. Se tem alguém que vai guardar no coração cada um de vocês, essa pessoa sou eu. Deus é justo, Deus é pai, Deus é bom. Gratidão eterna por isso”, finalizou Alecio Sringari, entre lágrimas e muito emocionado.
O vereador Ilker Morais agradeceu a parceria e o trabalho desempenhado por Alecio em seus quatro mandatos e elogiou toda sua luta para desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população que mora ao longo da Estrada do Rio Preto. “Fui seu vice-presidente e tenho muito respeito por você. Que Deus lhe abençoe sempre. Desejo sucesso para a Maiana, que agora vai trilhar seu próprio caminho e dar continuidade no seu trabalho”.
Maiana Stringari, a filha eleita
Aos 30 anos de idade, Maiana Stringari assume o cargo de vereadora em 1º de janeiro de 2025. Carregando no sobrenome e na postura, o legado de seu pai Alecio Stringari, que decidiu passar o bastão aos 65 anos de idade e com quatro mandatos consecutivos no Parlamento Municipal.
“Sempre disse que minha cadeira seria herdada, não roubada. Sinto uma grande responsabilidade em continuar o trabalho que meu pai começou, mostrando que Marabá é rica não apenas financeiramente, mas também de um povo que precisa de um olhar atento do poder público. Minha eleição carrega o legado dele, mas também a vontade de fazer a diferença por mim mesma”, disse Maiana em entrevista ao Correio de Carajás em outubro de 2024, após ser eleita.
(Ana Mangas)