A Patrulha Maria da Penha, em Marabá, braço da Guarda Municipal (GMM), acaba de completar três anos de atividade, como uma importante vitória das mulheres em situação de risco. Essa trajetória de sucesso no combate aos maus tratos foi também comemorada com o reforço de mais uma viatura para cobrir as ocorrências na cidade. Isso só foi possível graças a emendas parlamentares específicas alocadas ao Orçamento pelos vereadores Cristina Mutran, Ronisteu Araújo e Irismar Melo, quando esta ainda estava na Câmara Municipal.
Segundo Cristina, que tem um mandato muito identificado com as causas da mulher, o serviço prestado pela Guarda Municipal com a patrulha é uma conquista sem precedentes na história da rede de combate à violência doméstica e precisa seguir avançando. Isso só é possível com o aumento do aparato e das condições para resposta imediata aos chamados.
“Hoje foi um dia muito importante para a cidade de Marabá. Tivemos o privilégio de entregar uma viatura que atenderá o serviço da Patrulha Maria da Penha no município”, postou a parlamentar.
Leia mais:A nova viatura, uma picape Nissan com tração nas 4 rodas, peculiaridade que vai permitir, inclusive, o acesso rápido a bairros de difícil acesso ou zona rural. A entrega aconteceu durante solenidade no último dia 24 de fevereiro no pátio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
“Costumo dizer que nos últimos anos, com essa junção de esforços e vontade política para atender o coletivo de ferramentas, que precisam ser utilizadas, eu acho que essa viatura é uma conquista da Patrulha, através da Guarda Municipal, e a prontidão do governo em atender as necessidades das mulheres, que estão sendo acompanhadas pela patrulha”, pontuou Júlia Rosa, coordenadora de Políticas Públicas para a Mulheres.
Para Priscila Veloso, coordenadora do Conselho da Mulher de Marabá, a entrega da viatura a Patrulha mostra o fortalecimento das políticas de proteção e defesa à mulher em Marabá.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do estado (Segup), não houve registro de feminicídio em Marabá no ano de 2021, bem como foi registrada queda de 50% dos casos de violência física contra mulheres, em comparação com o ano de 2020.
“Hoje nós temos uma entrega, que coroa os três anos da Patrulha Maria da Penha. Nós temos dados da Segup que a violência contra a mulher foi reduzida e também a importância dessa proteção a mulheres, que estão sob medida protetiva. Todos estão realizando um excelente trabalho no combate à violência contra mulher em nossa cidade”, informou Jair Guimarães Barata, secretário de Segurança Institucional de Marabá.
LOCALIZAÇÃO DO SERVIÇO
A sede da Patrulha fica localizada junto a Fundação ParáPaz de Marabá, que faz o trabalho conjunto com as Delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente que funcionam no mesmo prédio.
Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha atua apenas em casos já judicializados, mediante medida protetiva de urgência da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha expedida pelo judiciário. O Termo de Cooperação que regula a parceria entre Estado e Município é o 023/2018. O município atua através da Guarda Municipal e o Estado participa através da Polícia Militar e Fundação Parápaz.
As denúncias de agressão contra a mulher podem ser feitas por qualquer pessoa, por meio do disque-denúncia (94) 3312-3350, Polícia Militar por meio do 190, ainda o 180 que é nacional atendido pela Polícia Civil, o Ministério Público, Delegacia da Mulher localizada no Bairro Amapá, Creas e Conselho da Mulher. (Da Redação, com Ascom PMM)