Correio de Carajás

Em sua 3ª semana, Instituto Miguel Chamon chega à marca de 5 mil beneficiados

Nesta terça (15) e quarta-feira (16), os bairros beneficiados serão as Folhas 8 e 10, do núcleo Nova Marabá

O casal Maria Helena e Bento foi contemplado com ultrassonografias que chamaram atenção para problemas de saúde nos dois/ Fotos Evangelista Rocha

Com cinco mil atendidos em Marabá, até o momento, o Instituto Miguel Chamon tem despertado até mesmo o espírito cívico entre a população. Além de oferecer uma série de atendimentos imprescindíveis e gratuitos para os marabaenses, também tem permitido que voluntários possam fazer parte da ação social que, em sua terceira semana na cidade, continua transformando a vida das pessoas e sendo responsável pelo sentimento de gratidão que, há mais de 20 dias, percorre as ruas.

Independente do local, a ansiedade entre a população segue a mesma

Todos os dias, uma média de 10 pessoas têm se voluntariado para participar da ação comunitária. Tocado pelo zelo para com as necessidades do outro, seu Robson é um dos altruístas. Ele relata que tem sido emocionante ver a quantidade de pessoas que, movidas pelo sorriso do próximo, tem colaborado diretamente para com as ações: “Trabalho de tarde, então me candidatei para vir contribuir com a triagem pela manhã”.

Seu Robson foi um dos que se comoveram com as várias vidas tocadas pelo Instituto e se voluntariou para ajudar

Como um presente para os pais do km 7, as unidades móveis de saúde estacionaram neste domingo (13), em frente ao NEI David Abreu, e contemplam os moradores da área até o final desta segunda-feira (14). Apesar do exame oftalmológico ser o mais procurado, o atendimento com o clínico-geral e as ultrassonografias têm sido responsáveis por trazer alívio ao povo.

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Dois exemplos disso são a dona Maria Helena Rego, de 62 anos, e seu Bento Rodrigues, de 75. Ambos foram diagnosticados, através do exame, com gordura no fígado e prostatite, respectivamente. A aposentada conta à reportagem deste CORREIO que estava se sentindo mal há dias: “Mal conseguia comer, sentia dores o tempo todo”, relata.

No entanto, com um único postinho do Serviço Único de Saúde (SUS), para atender todo o bairro, não tinha estimativa de quando poderiam realizar os mesmos exames. A oportunidade permitiu que ela descobrisse o motivo do seu incomodo e o problema de saúde de seu marido. O casal, que já conhecia o Instituto, parabenizaram o deputado Chamonzinho pela ação, e rasgaram elogios ao atendimento.

E o atendimento odontológico também tem sido responsável pelo sorriso de muitos, como é o caso da jovem Ana Vitória. Ansiosa para ser contemplada, a adolescente de 15 anos conta que acordou às 5h30 para conseguir uma das primeiras senhas do dia. Ela relata que o cuidado com o povo é sentido desde a triagem.

Acompanhada da mãe, Ana Vitória procurou o Instituto para uma consulta odontológica

“Eu não conhecia o Instituto, mas fiquei bem satisfeita com a agilidade e a organização da ação”, disse, acrescentado que esperará pelas próximas visitas.

O aposentado Alcimar Alves faz parte do grande grupo de pessoas que busca pelo atendimento oftalmológico. Sentado na primeira fileira, o senhor de 69 anos conta que é a primeira vez contemplado pelo Instituto e pôde entender o sucesso entre a população: “Sem essa oportunidade eu teria que pagar por uma consulta e eu não tenho dinheiro para isso. É uma benção”, afirma.

Morador do Km 7, Alcimar se disse contente com a agilidade no atendimento

Para a dona Tereza Rodrigues, moradora do Km 7, é um privilégio e tanto receber a chance de ser atendida gratuitamente e tão bem. Ela detalhou que levantou às 3h, como de costume, para fazer seus afazeres e não foi preciso acordar mais cedo para conseguir uma senha. Assim que chegou à triagem, entrou na fila e esperou pela consulta oftalmológica.

Dona Tereza demonstrou gratidão frente à oportunidade que recebeu

Sentada debaixo da sombra proporcionada por uma das doze tendas estendidas no local, a aposentada foi acompanhada das vizinhas e amigas que também esperavam acomodadas para terem suas senhas chamadas.

Nesta terça (15) e quarta-feira (16), os bairros beneficiados serão as Folhas 8 e 10, do núcleo Nova Marabá. As unidades móveis de saúde serão estacionadas na rua V53, da Folha 7. Segundo a presidente da instituição, Amanda Cavalcante, são estimados 50 dias de atendimento, com uma meta de 20 mil contemplados pelas ações sociais. (Thays Araujo)