Com cinco mil atendidos em Marabá, até o momento, o Instituto Miguel Chamon tem despertado até mesmo o espírito cívico entre a população. Além de oferecer uma série de atendimentos imprescindíveis e gratuitos para os marabaenses, também tem permitido que voluntários possam fazer parte da ação social que, em sua terceira semana na cidade, continua transformando a vida das pessoas e sendo responsável pelo sentimento de gratidão que, há mais de 20 dias, percorre as ruas.
Todos os dias, uma média de 10 pessoas têm se voluntariado para participar da ação comunitária. Tocado pelo zelo para com as necessidades do outro, seu Robson é um dos altruístas. Ele relata que tem sido emocionante ver a quantidade de pessoas que, movidas pelo sorriso do próximo, tem colaborado diretamente para com as ações: “Trabalho de tarde, então me candidatei para vir contribuir com a triagem pela manhã”.
Como um presente para os pais do km 7, as unidades móveis de saúde estacionaram neste domingo (13), em frente ao NEI David Abreu, e contemplam os moradores da área até o final desta segunda-feira (14). Apesar do exame oftalmológico ser o mais procurado, o atendimento com o clínico-geral e as ultrassonografias têm sido responsáveis por trazer alívio ao povo.
Leia mais:Dois exemplos disso são a dona Maria Helena Rego, de 62 anos, e seu Bento Rodrigues, de 75. Ambos foram diagnosticados, através do exame, com gordura no fígado e prostatite, respectivamente. A aposentada conta à reportagem deste CORREIO que estava se sentindo mal há dias: “Mal conseguia comer, sentia dores o tempo todo”, relata.
No entanto, com um único postinho do Serviço Único de Saúde (SUS), para atender todo o bairro, não tinha estimativa de quando poderiam realizar os mesmos exames. A oportunidade permitiu que ela descobrisse o motivo do seu incomodo e o problema de saúde de seu marido. O casal, que já conhecia o Instituto, parabenizaram o deputado Chamonzinho pela ação, e rasgaram elogios ao atendimento.
E o atendimento odontológico também tem sido responsável pelo sorriso de muitos, como é o caso da jovem Ana Vitória. Ansiosa para ser contemplada, a adolescente de 15 anos conta que acordou às 5h30 para conseguir uma das primeiras senhas do dia. Ela relata que o cuidado com o povo é sentido desde a triagem.
“Eu não conhecia o Instituto, mas fiquei bem satisfeita com a agilidade e a organização da ação”, disse, acrescentado que esperará pelas próximas visitas.
O aposentado Alcimar Alves faz parte do grande grupo de pessoas que busca pelo atendimento oftalmológico. Sentado na primeira fileira, o senhor de 69 anos conta que é a primeira vez contemplado pelo Instituto e pôde entender o sucesso entre a população: “Sem essa oportunidade eu teria que pagar por uma consulta e eu não tenho dinheiro para isso. É uma benção”, afirma.
Para a dona Tereza Rodrigues, moradora do Km 7, é um privilégio e tanto receber a chance de ser atendida gratuitamente e tão bem. Ela detalhou que levantou às 3h, como de costume, para fazer seus afazeres e não foi preciso acordar mais cedo para conseguir uma senha. Assim que chegou à triagem, entrou na fila e esperou pela consulta oftalmológica.
Sentada debaixo da sombra proporcionada por uma das doze tendas estendidas no local, a aposentada foi acompanhada das vizinhas e amigas que também esperavam acomodadas para terem suas senhas chamadas.
Nesta terça (15) e quarta-feira (16), os bairros beneficiados serão as Folhas 8 e 10, do núcleo Nova Marabá. As unidades móveis de saúde serão estacionadas na rua V53, da Folha 7. Segundo a presidente da instituição, Amanda Cavalcante, são estimados 50 dias de atendimento, com uma meta de 20 mil contemplados pelas ações sociais. (Thays Araujo)