Correio de Carajás

Em parcial do Censo, Marabá cai uma posição e vira 5º em população no Pará

No registro, com drone, às áreas urbanas de Parauapebas e de Marabá | Arquivo Correio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 de habitantes. Na mesma amostra ficou consignado que Parauapebas foi a 271.577 habitantes e, pela primeira vez na história ultrapassou a população do seu município-mãe, Marabá, que está com 271.321 pessoas.

Com isso, Parauapebas assume o posto de quarto maior município do Pará em população e Marabá cai para a quinta posição. Acima deles estão: Belém, com 1.367.336; Ananindeua, com 515.745 e Santarém, com 351.220 habitantes.

O IBGE explicou que a divulgação ainda em 2022 e de forma parcial tinha como objetivo cumprir a lei que determinava ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entregou um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

Leia mais:

“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, disse o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

MODELO ESTATÍSTICO

O IBGE informou que estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do instituto concluiu que o melhor modelo era utilizar os dados do Censo 2022 nas cidades onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

As informações divulgadas foram entregues ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). (Da Redação)

POP2022_Municipios.pdf (ibge.gov.br)