As vendas de Natal deste ano estão em alta, com um aumento significativo no movimento de pessoas, especialmente nas ruas comerciais de Parauapebas, o que tem animado os lojistas, que já preveem que as vendas de 2024 superem as do ano passado.
O portal Correio de Carajás foi às ruas para acompanhar os consumidores que aproveitaram a reta do final de ano para busca de presentes para amigos, familiares e até para o tradicional amigo secreto. A média de compras de presentes varia entre R$150 e R$200, conforme avaliam os lojistas.
Ranielly Leal é vendedora em uma loja de roupas e, segundo ela, só há motivos para comemorar. “O movimento aumentou muito, principalmente aqui na rua do Comércio, a gente está vendendo bastante. As vendas são tanto para presentear amigos, familiares, como clientes que estão comprando roupas para usar no Natal e no Ano Novo”, detalha ela.
Leia mais:Entretanto, Ranielly observa que diferente dos outros anos, as clientes estão em busca de tons claros, como o azul e o branco, deixando o tradicional vermelho em segundo plano para o Natal.
Já a empresária Renilda Benevides destaca que o aumento nas vendas de final de ano foi notado desde o mês de novembro, quando os clientes começaram a ir até a loja dela em busca de artigos de decoração de Natal, um volume de vendas que superou o mesmo período do ano passado.
A empresária confidencia ainda que sempre investe em produtos novos, sorteios e descontos para alavancar as vendas. Além disso, uma aposta deste ano foi o vale-presentes, que tem se mostrado, segundo Renilda, uma excelente opção para quem deseja dar liberdade ao presenteado na hora de escolher.
Embora as compras online continuem sendo uma opção, muitos consumidores, como a pecuarista Azenati Pinto de Oliveira Santos não abrem mão de fortalecer o comércio local. Ela ressalta que a experiência de ver, tocar e ter certeza do que está comprando é importante, além de sempre procurar boas oportunidades de preço e qualidade.
“Sempre procuro economizar, não gosto de gastar mais do que eu tenho, meu pai sempre falava: nunca gaste mais de oito do que seus dez”, diverte-se Azenati enquanto escolhe os últimos presentes para a família.
Quem não abre mão da qualidade na hora de fazer as compras natalinas é a dona de uma distribuidora de bebidas, Marina Silva. Ela aproveitou o décimo terceiro e se mimou, comprando itens para uma viagem à Inglaterra. “Olha só, já comprei essa bolsa e amei”, comemora.
(Theíza Cristhine e Rayane Pontes – TV Correio Parauapebas)