Correio de Carajás

Em operação, PM aborda mais de 153 pessoas com 50 viaturas patrulhando Marabá

Operação Super Overlord foi deflagrada nesta terça-feira (29) em todo Pará / Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No fim da tarde desta terça-feira (29) diversas viaturas da Polícia Militar surgiram circulando pelos cinco núcleos da cidade, dando o recado de que a operação “Super Overlord” estava sendo iniciada em Marabá. A ação foi deflagrada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO), em todo território do Estado, em especial na capital e nos municípios-sedes dos 12 grandes Comandos da PM.

Um vídeo das viaturas adentrando o Núcleo Marabá Pioneira viralizou na noite do dia 29, devido ao grande número de veículos, todos com sirenes ligadas. O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, coronel Dayvid Sarah Lima, explica que a operação tem como objetivo “intensificar ainda mais as ações ostensivas e preventivas de segurança pública”.

Em Marabá, a PM conta com apoio do Grupamento Águia (GPT) e 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) na ação, que abrange toda a área urbana do município. O horário determinado foi das 17h às 23h, considerado de maior incidência de crimes, segundo os levantamentos da PM.

Leia mais:

Até o dia 27 de dezembro, foi registrada uma queda de 20% nos índices de crimes registrados neste período, principalmente de roubos, quando comparado ao mesmo período em 2019, conforme Dayvid.

Comandante explica que os efetivos serão aumentados para o Réveillon marabaense / Foto: Evangelista Rocha

No total, 50 viaturas foram distribuídas para a operação, sendo 25 a mais do que as já existentes, além de 18 motocicletas e 85 militares empregados. “Quando os criminosos percebem as viaturas nas ruas, a ocorrência de crimes diminui e a população passa a denunciar mais. O Núcleo Integrado de Operações (NIOP) recebeu muitas denúncias durante o horário do procedimento, o que resultou em várias abordagens recorrentes dessas informações recebidas”, comenta.

Entre as abordagens ocorridas durante o primeiro dia da operação, houve a apreensão de um simulacro, que estava em posse de um homem, identificado apenas como Pablo.

Em uma das abordagens, um simulacro foi encontrado e apresentado na Delegacia de Polícia Civil

Ele foi abordado junto com outro homem, enquanto transitavam de moto pela Folha 32 e devido à situação foram apresentados na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Foram abordadas mais de 153 pessoas, sendo 37 delas em carros e motos.

O comandante Dayvid acrescenta que os principais crimes que a ação visa repelir são os de furto, roubo e homicídios. Além disso, as equipes de motocicletas entram em ação quando é necessário adentrar em locais de difícil acesso.

“Vale lembrar que a operação é pontual e seguiremos com a ‘Festas Seguras’ até o dia 3 de janeiro, para garantir que os decretos de combate ao coronavírus sejam cumpridos”, finalizou. (Zeus Bandeira – Colaboração de Josseli Carvalho)

Mais

Câmeras da PM em Marabá identificam foragidos e veículos roubados

Câmeras da PM em Marabá identificam foragidos e veículos roubados

A segurança pública de Marabá conta, a partir de agora, com um sistema mais moderno de comunicação. Quem ligar para…
Vítima de homicídio é encontrada em campo de futebol

Vítima de homicídio é encontrada em campo de futebol

A 15ª Seccional Urbana de Tucuruí ficará encarregada de investigar o assassinato de um homem identificado pelo nome de Josiel…
Operação policial no Jacarezinho deixa pelo menos 25 mortos

Operação policial no Jacarezinho deixa pelo menos 25 mortos

Uma operação da Polícia Civil do RJ contra o tráfico de drogas no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, deixou 25…
Trotes atrapalham as ações da polícia em Marabá

Trotes atrapalham as ações da polícia em Marabá

Todos os dias a Polícia Militar de Marabá atende diversas ligações falsas, os chamados trotes. Muitas das vezes, a equipe…
PRF apreende 105 toneladas de minério ilegal em caminhão na BR-222

PRF apreende 105 toneladas de minério ilegal em caminhão na BR-222

Um caminhão que transportava 105 toneladas de minério ilegal foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sudeste do Pará.…
Foragido da justiça é linchado por populares da Folha 16 após esfaquear homem

Foragido da justiça é linchado por populares da Folha 16 após esfaquear homem

Por volta das 16 horas desta quarta-feira, 5, um homem foi esfaqueado na Folha 16, no bairro Nova Marabá. A…