Correio de Carajás

Em Nota, pastor Sales Batista pede perdão à igreja e diz que não queria causar escândalo

O pastor Sales Batista de Souza, que até 26 de dezembro ocupava os cargos de presidente da Assembleia de Deus Missão (AD Missão) em Marabá e de vice-presidente da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (COMIEADEPA), manifestou-se publicamente pela primeira vez neste sábado (27/12), após seu afastamento de ambas as funções.
Em uma “Nota de Esclarecimento” divulgada em uma conta atribuída a ele no Instagram, o pastor pediu perdão aos fiéis por “acontecimentos recentes” que possam tê-los entristecido, confundido ou ferido.
A manifestação ocorre um dia após a AD Missão em Marabá confirmar oficialmente, na sexta-feira, o afastamento de Sales Batista da presidência. O afastamento se deu em meio a rumores de um relacionamento extraconjugal. Na nota, embora admita falhas, o pastor não detalha a ocorrência que lhe é imputada, nem tenta rebatê-la. Também não cita nominalmente a esposa.
“Com um coração humilde diante de Deus e da igreja, venho por meio desta nota pedir perdão a todos os fiéis”, inicia o texto. Ele reconhece sua condição de “servo do Senhor, humano e sujeito a falhas”, mas afirma que “jamais houve em meu coração a intenção de causar dor ou escândalo ao Corpo de Cristo”.
Compreendendo que suas “atitudes e decisões podem gerar impactos”, ele se coloca “em humildade para pedir perdão à igreja, à liderança e a cada irmão desta cidade de Marabá”.
O afastamento
O afastamento do pastor Sales Batista, uma figura proeminente na comunidade evangélica paraense, gerou forte repercussão. A crise interna na AD Missão, uma das igrejas mais tradicionais e influentes da região, levou a diretoria a anunciar, em nota pública do dia 26, que a instituição já estava em processo de transição para a escolha de um novo presidente, com o acompanhamento da COMIEADEPA. O pastor Marcos Melo, que já era 1º vice, assumiu interinamente a presidência da igreja em Marabá.
Nos dias que antecederam o anúncio oficial, o pastor já havia desativado seus perfis oficiais nas redes sociais.
A Assembleia de Deus Missão em Marabá celebrou seu centenário em março de 2025 e tem 132 templos. O pastor Sales e esposa Raquel Viégas estavam à frente da instituição desde 2003.
Convenção estadual
Também neste sábado, a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Pará (COMIEADEPA), publicou comunicado nas redes sociais que o próprio pastor Sales Batista apresentou carta de renúncia a sua condição de 1º vice-presidente da instituição, para a qual foi eleito no mês passado.
“Informo, outrossim que, em fiel observância às disposições estatutárias vigentes, será oportunamente realizada a recomposição da Diretoria. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a ordem institucional e a continuidade dos trabalhos Convencionais, confiantes na direção de Deus sobre esta Casa”, publicou o presidente, pastor Ocelio Nauar de Araújo.

Leia a íntegra da nota do pastor Sales:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Amados irmãos e irmãs em Cristo,
Com um coração humilde diante de Deus e da igreja, venho por meio desta nota pedir perdão a todos os fiéis que, de alguma forma, se sentiram entristecidos, confundidos ou feridos pelos acontecimentos recentes.
Reconheço que, como servo do Senhor, sou humano e sujeito a falhas, e jamais houve em meu coração a intenção de causar dor ou escândalo ao Corpo de Cristo. Ainda assim, compreendo que atitudes e decisões podem gerar impactos, e por isso me coloco em humildade para pedir perdão à igreja, à liderança e a cada irmão desta cidade de Marabá.
Reafirmo meu respeito à igreja local, às autoridades eclesiásticas e aos princípios bíblicos que sempre nortearam minha caminhada ministerial. Este momento tem sido tratado com oração, reflexão e temor a Deus, buscando sempre a paz, a verdade e a edificação da igreja.
Peço que continuem orando por minha vida e por minha família, para que o Senhor conduza todas as coisas segundo a Sua perfeita vontade. Que o amor de Cristo, que tudo sofre, tudo crê e tudo suporta, permaneça nos unindo como um só corpo.
Com respeito, humildade e temor a Deus.
Pr. Sales batista

Leia mais: