Correio de Carajás

Em meio à crise, Unifesspa forma primeira turma de Psicologia

(Foto: Evangelista Rocha)
(Foto: Evangelista Rocha)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na tarde desta quinta-feira, 29, Marabá recebeu cinco novos psicólogos graduados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É a primeira turma do curso a concluir a graduação em uma cerimônia ocorrida no Auditório da Unidade III, localizada no Bairro Cidade Jardim. Na ocasião também colaram grau os cursos de Ciências Biológicas e Saúde Coletiva.

Thiago Costa é um dos novos psicólogos que saem da universidade prontos para atuarem no mercado de trabalho e ele conta um pouco da sua trajetória no curso. “Foi desafiador cursar Psicologia na Unifesspa porque é um curso novo na instituição, no começo os recursos eram limitados se comparado a hoje, mas nós (alunos) e os professores fomos nos esforçando para melhorar. Me sinto muito feliz em – além de estar formando – ver que as novas turmas dão continuidade ao legado que deixamos”, orgulha-se Thiago.

Cinco dos seis formandos participaram da cerimônia na Unidade III da Unifesspa em Marabá. (Foto: Evangelista Rocha)

A coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Lúcia Cavalcante, destacou que os novos profissionais são um retorno da instituição para a sociedade, em sua função social, já que “eles são formados com o dinheiro público e esperamos que venham a preencher todas as carências que o município tem desses profissionais. Um deles realizou a colação de grau em gabinete por ter sido aprovado em um concurso público municipal e já está aí atuando na área. Então, são seis formandos da turma – que iniciou com 13 alunos – porém aqui, hoje, estão colando grau os cinco”, explica a coordenadora.

Leia mais:

Possibilidade de fechar?

A Unifesspa passa por um delicado momento devido à manutenção do contingenciamento no seu orçamento – decretado pelo Governo Federal – que fez com que cortes drásticos fossem autorizados pelo seu Conselho Superior em serviços como energia, limpeza e vigilância.

O Correio de Carajás procurou a vice-reitora da Unifesspa, Profa. Idelma Santiago, que estava presente na cerimônia de formatura para ouvir mais sobre os impactos da escassez de recursos para a instituição. “É muito triste, pois nós cumprimos o nosso papel realizando as aulas, as pesquisas, a extensão e infelizmente se até o dia 16 de setembro o nosso orçamento não for desbloqueado, teremos – por obrigação – que avisar às empresas que prestam serviços para nós, sobre a suspensão dos contratos a partir do dia 1º de outubro, por não termos mais orçamento para empenhar gastos desde essa data”, lamenta a vice-reitora da Unifesspa.

A vice-reitora da instituição, Profa. Idelma Santiago, comenta sobre a situação dos cortes. (Foto: Evangelista Rocha)

No total, a instituição possui atualmente 700 servidores, entre professores e técnicos, 6 mil estudantes, e 42 cursos de graduação. (Zeus Bandeira)

Mais

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…
Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Como parte do plano estratégico para conter a pandemia em todas as regiões do Estado, o Governo do Pará, por…
Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

O Instituto Butantan envia hoje (6) para o Ministério da Saúde um lote de mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac,…