Foi com frases passadas na peneira da filosofia que o prefeito Tião Miranda fez um discurso de 19 minutos na noite desta segunda-feira, 18, durante evento de sua filiação ao PSD, ocorrido no Plenário da Câmara Municipal de Marabá. Algumas delas foram criadas na hora, outras ele já carrega em seu baú linguístico há um bom tempo, enquanto um terceiro grupo foi de paráfrases de cientistas famosos, como Albert Einstein e Nikola Tesla.
Abaixo, veja algumas dessas frases:
“O povo tem de escolher e assumir quando acerta e quando erra”
Leia mais:“Não sou muito de mudar de partido. Sou conservador, mas hoje arrumei um novo caminho e é ele que quero seguir, por meio do 55”.
Parafraseando um deputado amigo: “O vereador vê a dor e o senador é sem a dor”
“O prefeito, talvez, seja como navio no meio do lago. O barco pode andar na direção certa, mas também pode andar para trás. A cada gestão ruim, às vezes é preciso mais dez anos para retornar de onde a cidade parou”.
“Às vezes as pessoas perguntam por que eu tenho popularidade, e respondo: “Nada vence o trabalho. Albert Einstein falava que ‘o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário’”.
“Nesses três anos de prefeito sabem quantas vezes faltei ao trabalho? Nenhuma. O trabalho me faz tão bem que nem adoeço. Quando vou a Brasília para ver se trago algumas emendas, volto rapidinho para continuar trabalhando”.
“Políticos são como médicos e pedreiros: há pessoas boas e ruins no meio”.
“Prefeito tem de ter peito aberto, porque ele tem alvo no peito. Não pode ter medo de processo ou outra coisa, senão não governa”.
“Para o mal proliferar, basta o bom ser omisso. Não adianta a pessoa não participar do processo político, porque os maus vão participar e comandar, enquanto os bons serão penalizados”.
“Não adianta você querer que as coisas deem certo, se continua fazendo tudo igual. Às vezes é preciso mudar”.
“Não sou prefeito por vontade própria, mas talvez porque muita gente de bem não quis entrar na política em Marabá. Foram cuidar dos negócios e suas vidas pessoais”.
“O mundo gira em torno de energia. Se você apagar o sol, acabou a vida. Deus é uma energia positiva que transforma o mundo e fez a natureza. Vamos nos unir, pegar nossa energia e mudar essa cidade para melhor”.
E não poderia faltar sua frase mais tradicional para encerrar discursos: “Vamos trabalhando que Deus vai ajudando”.
Amplamente divulgada nos últimos dias, a cerimônia de filiação do prefeito Tião Miranda ao PSD foi marcada pela presença de cerca de 400 pessoas no Plenário da Câmara Municipal. Entre as autoridades, os presidentes nacional, estadual e municipal da legenda, Gilberto Kassab, Helenilson Pontes e Luciano Lopes Dias, respectivamente.
Também marcaram presença o deputado federal Joaquim Passarinho e o presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima e da vereadora Cristina Mutran, empresários e políticos da região.
Gilberto Kassab disse que o PSD está crescendo em todo o País e considerou que um partido começa com as pessoas que o compõem. “Quando temos uma pessoa honrada, de boa formação, o partido segue aumentando seus seguidores”.
Ele disse que naquela noite todos estavam reverenciando e aplaudindo a filiação de uma das figuras públicas mais importantes do Pará, atualmente, e do Brasil. “Tenho dito em diversas oportunidades que o Pará, na última década e nas próximas, é o condutor do desenvolvimento brasileiro”.
O presidente nacional fez comparação de sua trajetória política com a de Tião Miranda, lembrando que os dois iniciaram a carreira política em 1993, embora em estados distintos do País. “Pelos depoimentos que recebi de Helenilson e Passarinho, tive plena convicção da importância da sua filiação para o PSD, que será balizadora para nós aqui. Significa a oportunidade de estarmos juntos para termos mais poder político para reivindicarmos a solução para os problemas desta região e Estado”.
Helenilson Pontes disse que quando assumiu o Partido no Pará era pequeno e hoje está voando com a chegada de Tião Miranda. “Esse partido vai crescer mais com a adesão do Tião, não apenas aqui, mas no Pará inteiro e faremos uma grande aliança política para reeleição de Tião em 2020”, prevê.
Luciano Lopes, presidente municipal do PSD, mas que também é secretário municipal de Saúde de Marabá, disse que no novo partido Tião terá toda a confiança necessária para disputar a eleição em Marabá “e continuar fazendo história em nosso município”.
O deputado federal Joaquim Passarinho considerou que o exemplo de trabalho e competência de Tião no Pará é grande. “Sabemos o que o Tião vai representar para nós no sul do Pará e no Estado. Ele é exemplo de administração séria e segura. Tião tem a cara do PSD, de quem trabalha e quer ser responsável pela cidade. Se ele pedia emendas antes de vir ao PSD, agora deve pedir mais ainda. Vamos trazer aquilo que for possível, porque dinheiro na mão do Tião rende muito mais”.
Helenilson Pontes reconheceu em Tião Miranda a estrela da noite e motivo de admiração por todos que fazem política no Pará. “A política é lugar de pessoas sérias e você é um exemplo para todos, que colocam a política no grau mais alto que deve estar. Qualquer partido do País gostaria de ter o Tião em seu quadro, mas ele escolheu o PSD. Isso nos orgulha muito. Temos desafios da mineração, da Transamazônica e tudo isso acontece em Marabá. É preciso que o município esteja em boas mãos, tenha um comandante sério. Governar não é para quem quer, mas para quem sabe. E Tião já mostrou que reúne tudo isso. Tem ações concretas para mostrar”. (Ulisses Pompeu)