Uma cerimônia interna, sem a presença de autoridades externas, marcou a passagem de comando do CPR II (Comando de Policiamento Regional) com sede em Marabá, na quinta-feira (22). Às pressas, o Comando Geral da Polícia Militar, com sede em Belém, decidiu fazer uma movimentação em três comandos na região.
O novo comandante do CPR II, em Marabá, é o coronel PM Gledson Melo dos Santos, que já foi comandante do 23º BPM, em Parauapebas, em 2020, quando era tenente-coronel.
Menos de um ano depois de assumir o comando da PM em Marabá, Coronel Ricardo Batista da Silva, foi transferido daqui para Paragominas. Ele foi pego de surpresa com a notícia no início desta semana.
Leia mais:A PM trata o assunto em seu site como “renovação estratégica”, como aparece descrito a seguir:
A Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) promoveu, nesta quinta-feira (22), na sede do 4º Batalhão, solenidade alusiva à troca de comando dos Comandos de Policiamento Regionais II (CPR II), VI (CPR VI) e XIV (CPR XIV). O evento foi presidido pelo coronel Getúlio, chefe do Departamento Geral de Operações, que recebeu os novos comandantes dos COINTs em suas novas missões: coronel Gledson, comandante do CPR II; coronel Batista, comandante do CPR VI e coronel Dayvid, no comando do CPR XIV.
As trocas dos comandantes dos grandes Comandos Regionais (COINTs) são planejadas e realizadas em nível estratégico pela Corporação, com objetivos de renovar e incorporar novos comandantes detentores de outras experiências para, dessa forma, estimular a inovação na condução de novas operações policiais.
A decisão da renovação dos grandes Comandos Regionais é fundamental para garantir uma gestão moderna, eficiente e alinhada aos princípios do planejamento estratégico da Corporação. Essa prática fortalece a capacidade da PM em responder aos desafios da criminalidade regional enfrentada pelo sistema de segurança pública, além de valorizar o capital humano, sobretudo reforçando o compromisso da instituição em cumprir sua missão precípua de servir e proteger a sociedade paraense.
Comando de Policiamento Regional II (CPR II)
Sediado no município de Marabá, sob a nova gestão do coronel Gledson, o CPR II coordena e organiza o policiamento ostensivo ordinário (segurança preventiva) e extraordinário realizado pelas Unidades Operacionais subordinadas que atuam em doze municípios do Sudeste paraense: 4º BPM (Marabá, Nova Ipixuna, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Palestina do Pará e Piçarra); 34º BPM (Núcleo Cidade Nova/ Marabá); 11ª CIPM (Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins) e 24ª CIPM (Itupiranga).
Comando de Policiamento Regional XIV (CPR XIV)
O coronel Dayvid conduzirá o CPR XIV, localizado no município de Parauapebas e sua circunscrição abrange os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Eldorado do Carajás. Tem a missão de planejar, supervisionar, coordenar, controlar, fiscalizar e executar as atividades de gestão e política de polícia ostensiva e preservação da ordem pública na 16ª RISP, Região de Carajás, ao qual estão subordinadas as seguintes Unidades Operacionais: 23º BPM, sediada em Parauapebas, que tem como circunscrição os Municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, 25ª CIPM, com sede em Eldorado do Carajás e 10º Pelotão Destacado (40º BPM, a ser ativado), sediado no município de Curionópolis.
Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI)
Sediado no município de Paragominas, o CPR VI fica agora a cargo do coronel Batista, o qual passa a ter como missão planejar, supervisionar, mensurar e relatar os resultados das atividades administrativas e operacionais, realizadas pelas Unidades Policiais Militares subordinadas: 19º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Paragominas (sede), Aurora do Pará, Ipixuna do Pará e Mãe do Rio e 51º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Dom Eliseu (sede) e interior”.