Correio de Carajás

Em Bom Jesus, biometria causa demora na votação

Obrigatória em Bom Jesus do Tocantins, a biometria acabou aumentando o tempo de votação por pessoa neste domingo, dia 7, primeiro turno das Eleições 2018. Conforme Ediane Andrade, técnica judiciária que trabalha no Cartório Eleitoral, responsável pelas eleições da 100ª Zona Eleitoral, no município, as eleições começaram no horário normal, sem atrasos no início e sem imprevistos, mas logo se formaram filas.

“Foram feitas filas por causa da biometria. Foi a primeira votação desta forma, algumas pessoas tiveram dificuldade, mas correu bem durante todo o período. “Foram cancelados, em Bom Jesus, quase 2 mil títulos no cadastramento da biometria e esse pessoal quis votar, mas não pode. As demais pessoas votaram normalmente”, explicou.

Segundo ela, também houve problema com alguns idosos por conta de falhas nas digitais.  “Nos casos de alguns idosos as digitais não são mais claras, mas neste caso os mesários autorizam a votar”. Por fim, ela diz que a apuração também demorou mais que o esperado.

Leia mais:

“A nossa meta era até 19h30, mas só conseguimos apurar por volta das 21 horas por conta das sessões da zona rural, que demoraram mais a chegar”. Bom Jesus do Tocantins, com 37 sessões, não registrou casos de crimes eleitorais durante o pleito. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)