Correio de Carajás

Em ato solene, Polícia Militar lança o Projeto Social PMZITO em Marabá

As autoridades reunidas no lançamento oficial do projeto em Marabá/Fotos: Josseli Carvalho
Por: Kauã Fhillipe com informações de Josseli Carvalho e da Agência Pará
✏️ Atualizado em 15/10/2025 16h22

Na tarde desta terça-feira (14), o 34° Batalhão de Polícia Militar do Pará, juntamente com o Comando de Policiamento Regional II (CPR-II), lançaram o programa PMZITO, que tem como foco a prevenção da violência e do crime entre crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade. O evento aconteceu na Usina da Paz de Marabá, no bairro Jardim União, e reuniu dezenas de pessoas entre famílias da comunidade e autoridades.

O coronel PM Francisco, do CPR-II, explica que o primeiro polo do PMZITO em Marabá irá atender 30 crianças, entre 10 a 15 anos e que estão em situação de vulnerabilidade social, com atividades lúdicas que visam o comprometimento com a plena cidadania. Durante um ano, a PM vai oferecer aulas distribuídas em nove disciplinas, divididas em sete módulos, que exercitam temáticas como direitos humanos, preservação à natureza, sustentabilidade, ética, entre outros. “Isso vai fazer com que elas se tornem adultos conscientes e longe de qualquer tipo de situação que venha a comprometer a imagem delas”.

Para o coronel, o trabalho reflete as ações desempenhadas pelo Governo do Pará em estimular educação social infanto-juvenil, para a comunidade não apenas de Marabá, mas de todo o estado. “Isso reforça o compromisso da gestão estadual com essas crianças em tirá-las da ociosidade. Esse grupo de 30 alunos representa as milhares de crianças aqui de Marabá e tenho certeza que o projeto aqui vai crescer cada vez mais e mais”.

Leia mais:
Homens da Polícia Militar participaram da solenidade

O secretário regional de governo, João Chamon, esteve no lançamento do programa representando o governador Helder Barbalho e destacou que essa iniciativa no município é um pontapé fantástico no que concerne aos cuidados da integridade de crianças e adolescentes.

“O PMZITO funciona como uma extensão social da Polícia Militar, oferecendo apoio às crianças, assim como já acontece há anos com o PROERD (Programa Educacional de Resistência Drogas e à Violência), que também é uma iniciativa importante da PM no combate às drogas, principalmente nas escolas. Fico muito feliz em ver essa ação sendo realizada e espero que outras ações semelhantes sejam criadas para beneficiar a nossa comunidade, destaca.

Programa PMZITO

Institucionalizado em 2021, o projeto já vem ajudando a fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes em várias cidades do estado. Segundo a Agência Pará, o programa PMZITO já capacitou mais de 1.400 jovens em 15 municípios. As aulas regulares continuam com o mesmo formato, durante 12 meses, abordando temas como ética, cidadania, direitos humanos, primeiros socorros, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental e educação física, entre outros.

Para participar, é preciso que a criança esteja matriculada em uma escola, seja pública ou privada, tenha a carteira de vacinação atualizada e apresente um atestado médico que comprove que está apta a participar das atividades. Ao final do curso, os alunos recebem o certificado de “Cidadão PMZITO”

As crianças alvo do projeto também estiveram representadas

O programa está presente nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Soure, Breves, Salinópolis, Xinguara, Tucuruí, Altamira, Santarém, Rurópolis, Itaituba e Acará, incluindo comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Agora, o projeto também chegou a Marabá, com o objetivo de transformar a vida de mais crianças e adolescentes. Assim, eles poderão colocar em prática tudo o que aprenderam e fazer valer o legado de ser um verdadeiro “cidadão PMZITO”.

(Kauã Fhillipe com informações de Josseli Carvalho e da Agência Pará)

CLOSE
CLOSE