As ocorrências de violência doméstica, em Marabá, não têm se resumido aos finais de semana. Daniel dos Santos Pereira e Jackson Silva dos Anjos foram detidos na segunda (14) e terça-feira (15), suspeitos de ameaçar e agredir, respectivamente, os companheiros. Os dois casos foram registrados no núcleo Cidade Nova.
A primeira ocorrência ocorreu por volta de 1 hora, na Avenida Brasil, no Bairro Independência. Segundo a vítima, Daniel teria lhe agredido e, em seguida, levado seu celular para a casa da mãe. Frente à presença da guarnição, o homem teria tentado fugir, mas ambos foram encaminhados à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
Vale ressaltar que tomar o celular do parceiro sem o consentimento pode ser considerado um comportamento abusivo e controlador, especialmente se feito com a intenção de exercer poder sobre a vítima, isolá-la socialmente ou controlar suas comunicações. Isso pode ser enquadrado como violência emocional, psicológica ou econômica.
Leia mais:No feriado de Adesão do Pará (15), Jackson foi denunciado pelo companheiro após invadir sua casa e ameaçar incendiar o local. Não obstante, o homem também ofendeu os policiais com palavras de baixo calão e precisou ser levado algemado até a delegacia.
Ameaçar destruir bens patrimoniais também pode ser considerado um tipo de violência doméstica, especialmente quando está ligada a um contexto de intimidação, controle ou coerção em um relacionamento doméstico, ou familiar.
A violência doméstica não se limita apenas à agressão física, mas também inclui comportamentos verbais, emocionais, psicológicos e econômicos, visando exercer poder e controle sobre a vítima. (Thays Araujo)