Correio de Carajás

Em 3 dias de lockdown, Parauapebas e Canaã apresentam índices melhores que Marabá

O lockdown terminou oficialmente em 16 municípios do Estado, incluindo Parauapebas e Canaã dos Carajás, que permaneceram na medida extrema de terça-feira (19), até o domingo (24). O índice de isolamento social, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostra que ambos os municípios que aderiram à medida apresentaram resultados positivos, quando comparado a Marabá, que não aderiu.

Até a manhã desta segunda-feira (21), a Segup havia divulgado apenas os índices até a quinta-feira (21). Mas, é o suficiente para mostrar alguns efeitos da medida nos municípios que entraram nela.

Na véspera do lockdown, na segunda-feira (18), o levantamento mostrou as três cidades ainda na faixa dos 40%, como divulgado na última reportagem do Portal Correio. Marabá estava com 41,1%, Parauapebas com 42,3%, e Canaã com 40,9%.

Leia mais:

Já no primeiro dia do lockdown, na terça-feira (19) houve uma significativa mudança, com Parauapebas registrando 50,7%, e Canaã com 49,3%, saindo assim do índice laranja. Marabá, por outro lado, teve apenas uma oscilada, não muito alta como seus vizinhos, e atingiu 44,2%.

No segundo dia, quarta-feira (20), houve uma queda, porém isso não retirou Parauapebas (49,3%) e Canaã (46,1%) da classificação amarela de isolamento. Marabá (41,9%) se manteve na classificação laranja.

Os resultados do terceiro e último dia divulgado pela Segup, quinta-feira (21), até o momento mostraram Marabá ainda estável com 41,9%, enquanto Canaã com 47,3% e Parauapebas com 50,3% melhoraram seu desempenho, sem sair da classificação amarela.

Os índices dos demais dias devem ser divulgados em breve. No entanto, com três dias de lockdown, Paraupebas e Canaã apresentaram uma significativa melhora em seus índices de isolamento, o que contribuiu para que o Pará alcançasse no sábado (23) a 4ª posição do ranking nacional.

LOCKDOWN ACABA, MAS…

Segundo o Governo do Estado, apesar da medida extrema ter acabado, as orientações para se isolar seguem valendo. O bloqueio total das atividades não essenciais finaliza, mas as restrições continuam de forma mais leve. O uso da máscara em locais públicos e dentro dos veículos, continua sendo obrigatório, de acordo com a Lei Estadual.

O motivo do encerramento do lockdown, foi um relatório técnico que apontou uma queda nos números de casos em Belém. O estudo foi feito pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio de outras secretarias estaduais.

Um novo decreto foi editado pelo Governo Estadual para que uma nova onda de contaminação não retorne.

Ainda continua suspenso as aulas presenciais na rede pública e privada; reuniões com mais de 10 pessoas, incluindo missas, cultos, eventos religiosos, expedientes da administração, manifestações de caráter público ou privado, ou de qualquer natureza; e serviços de vistoria de veículos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). (Zeus Bandeira)