Há mais de uma década, a Escola Estadual Maria Irany, situada em Nova Ipixuna, vem promovendo seus jogos internos, que ganhou carinhosamente a sigla JIEMI, uma iniciativa que vai muito além da competição esportiva. Com o intuito de fomentar o protagonismo juvenil, a interação e o respeito, este evento anual envolve todos os 430 alunos, divididos em equipes coordenadas por professores dedicados.
O JIEMI transcende as tradicionais atividades esportivas, englobando uma série de elementos que visam fortalecer os laços entre os estudantes. Desde a organização de apresentações culturais até a escolha de mascotes e musas para cada equipe, a preparação da decoração e a responsabilidade pela limpeza do espaço onde os jogos ocorrem, cada detalhe é cuidadosamente planejado.
A edição de 2023 trouxe consigo uma temática inspiradora: “A Integração sem preconceito por meio do esporte”. Os alunos abraçaram o desafio, elaborando apresentações culturais que destacaram a riqueza da cultura africana e afrodescendente. Além disso, exploraram temas como o multiculturalismo, a diversidade de ideias e o empoderamento através do esporte.
Leia mais:Os estudantes, verdadeiros protagonistas desse evento, expressam a importância do JIEMI em suas vidas. Yana Vitória de Almeida Silva, do 3º ano do ensino médio e líder de equipe há dois anos, destaca a seriedade com que seus colegas buscam o aprimoramento de habilidades além do lazer e da diversão.
“Os Jogos Internos da Escola Maria Irany representam algo muito significativo na vida dos estudantes. Buscamos não apenas o entretenimento, mas também a interação, o aprimoramento da criatividade e o desenvolvimento social e cultural”, destaca Yana.
A vice-diretora, Nilza Helena Souza de Jesus, explica que a essência do projeto é a integração real de toda a comunidade escolar: “É um momento de encontro, diálogo e respeito. Temos famílias inteiras torcendo por seus filhos, ex-alunos contribuindo como árbitros e técnicos voluntários apoiando na organização das atividades”, revela.
O professor de Educação Física e coordenador do projeto, Hugo Emanuel Soares, afirma que os jogos não são apenas uma competição, mas uma atividade que agrega, promovendo a troca e interação entre alunos e professores de diferentes turnos.
“Inclusive, a demanda dos jogos levou à inclusão do vôlei nas aulas práticas do currículo, aumentando a frequência dos alunos na quadra de areia construída pela gestão municipal para acesso da comunidade”, enfatiza, acrescentando que o JIEMI também expande o horizonte dos participantes para a arte e cultura, incorporando atividades como dança e apresentações culturais. (Thays Araujo)