Correio de Carajás

Elon Musk anuncia — de novo — mudanças na política do selo azul do Twitter

Usuários que pagam pela conta na plataforma terão maior promoção de seus posts do que os demais e poderão votar em enquetes.

CEO e dono do Twitter, Elon Musk — Foto: Getty Images via BBC

O CEO e dono do Twitter, Elon Musk, anunciou uma reformulação do Twitter Blue — o serviço pago da plataforma de mídia social, que dá alguns privilégios aos assinantes. Os assinantes recebem um selo azul nas suas contas.

partir de 15 de abril, apenas assinantes do Twitter Blue terão suas postagens recomendadas a outros usuários. Os assinantes também serão os únicos que poderão votar em enquetes.

De acordo com a nova política, postagens de contas que não pagam pelo Twitter Blue não serão incluídas na seção “Para você”, onde são colocados os tuítes recomendados.

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Na semana passada, a empresa disse que removeria o selo de conta verificada que foi dado a alguns usuários antes de Musk comprar a empresa.

No Brasil, o Twitter Blue custa no mínimo R$ 36,67 por mês.

Musk disse que as mudanças são “a única maneira realista de lidar com o enxame de bots de inteligência artificial que estão tomando conta da rede. Caso contrário, esta é uma batalha perdida sem esperança”.

“Votar nas enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo”, acrescentou.

Em um post anterior, Musk disse que a verificação paga aumenta significativamente os custos de operação para quem cria bots e torna mais fácil para o Twitter identificá-los.

No entanto, a mudança foi criticada por alguns usuários da rede.

Um ex-funcionário da equipe de verificação do Twitter — que pediu anonimato — disse à BBC: “O objetivo número um da minha equipe era proteger os usuários de danos no mundo real e isso parece ser o completo oposto”.

“Os usuários verificados usarão seu poder e sua presença na plataforma para influenciar qualquer coisa, desde desinformação até danos reais para usuários em todo o mundo. É uma ameaça silenciosa que ninguém está vendo.”

O Twitter Blue teve um lançamento caótico em novembro. Na ocasião, muitas pessoas usaram o serviço pago para se passar por grandes marcas e celebridades, já que bastava pagar pelo selo azul para ser considerado “verificado” pela plataforma. Muitos fingiram ser o próprio Musk.

Isso forçou o Twitter a interromper o Twitter Blue depois de menos de uma semana do lançamento. O serviço foi relançado no mês seguinte.

Desde então, o Twitter Blue tem sido usado por grupos polêmicos, incluindo autoridades do Talebã e seus apoiadores no Afeganistão.

Usuários verificados têm seus tuítes mais promovidos do que os de outras contas. Os assinantes também têm acesso a recursos exclusivos, como ao botão de edição.

Antes do serviço Twitter Blue lançado por Elon Musk, o selo azul era usado para indicar a autenticidade de contas de pessoas. O selo era distribuído pelo próprio Twitter sem taxa de assinatura.

Na semana passada, o Twitter disse que também começará a partir de 1º de abril a eliminar gradualmente os selos dados a contas antigas.

A empresa acrescentou que os usuários precisam pagar para “manter sua marca azul no Twitter”.

Musk sempre expressou preocupação sobre o número excessivo de contas falsas ou de spam no Twitter. A certa altura, ele suspendeu seu plano de US$ 44 bilhões para comprar a plataforma de mídia social enquanto questionava o número de bots divulgados pela gestão anterior da empresa.

Novo Twitter Blue — Foto: Reprodução/Twitter

(Fonte:G1)