Correio de Carajás

Eleitos, reitores Francisco e Lucélia prometem lutar por melhoria de transporte para Unifesspa

Francisco e Lucélia celebraram a vitória ao lado de servidores da universidade/ Fotos: Evangelista Rocha

Francisco Ribeiro e Lucélia Cavalcante foram os mais votados pela comunidade acadêmica para assumirem a reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) no quadriênio 2024-2028. O resultado da consulta prévia foi confirmado no final da manhã desta terça-feira, 28, e a Chapa 02 acumulou o maior percentual, com 55,31% dos votos.

O pleito foi realizado na segunda-feira, 27 e, de acordo com os dados divulgados pela Comissão Organizadora da Consulta, foram computados um total de 4.120 votos válidos, somando docentes, alunos e técnicos.

O resultado da consulta coloca Francisco e Lucélia como os escolhidos da comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitora. Os nomes devem constar na lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República e, então, escolhidos aqueles que irão ocupar os cargos nos próximos quatro anos.

Leia mais:

Os nomes de Maurílio Monteiro e Andrea Novaes, da Chapa 01 também devem constar no compilado, seguidos dos nomes indicados pelo Conselho Universitário.

MAIS VOTADOS

Em sua fala de agradecimento, Francisco reforça a sua missão e de Lucélia na gestão da instituição.

“Nosso objetivo é continuar a construção dessa universidade, que seja representativa para esses povos que aqui habitam. Que a Unifesspa seja um agente estruturante dessa sociedade e que ela tenha a cara desse povo”.

Na oportunidade ele também citou, de maneira breve, as dificuldades que enfrentou durante os anos iniciais de seu primeiro mandato. “Nós tivemos um mandado dentro da pandemia, com um governo que desconstruiu nossos orçamentos, a ideia de universidade. Mas apesar de todos esses problemas, nós conseguimos chegar até aqui”.

Para além da visão para o futuro e do olhar para o passado, a dupla pensa nos passos dados no presente. Um exemplo disso é apontado por Lucélia, ao ser questionada pela reportagem sobre uma pauta que esteve em alta durante os dias de campanha: a ausência de ônibus de transporte entre as unidades.

“A gente tem trabalhado no sentido de garantir a política pública. A questão do ônibus é uma ação social da universidade, o transporte público não atende só os estudantes e servidores, mas também a população que está aqui nesse entorno”. Ela complementa que atualmente não há recurso específico para manutenção dos veículos e que sua finalidade é realizar as viagens de campo.

Apesar disso, a vice-reitora garante que ela e Francisco se comprometem a continuar com a luta por um transporte público de qualidade e cita que estudos estão em andamento para captação de recursos que advém do MEC e, quem sabe, a implantação de um transporte circular.

PRÓXIMOS PASSOS

Em conversa com a reportagem do CORREIO, José Elisandro de Andrade, presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC), e Raimunda Regina Ferreira, vice-presidente, explicaram que após a formalização do resultado da votação, os nomes de Francisco e Lucélia (em 1º lugar) e Maurílio e Andrea (em 2º) serão colocados em uma lista, onde também será adicionado o nome de uma terceira opção, decidido pelo Conselho Universitário.

No passo seguinte, o documento será enviado para o presidente da República, que deve escolher os nomes para nomeação da próxima reitoria da Unifesspa.

Regina detalha que de acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal, quando há uma consulta pública, o presidente deve decidir por aqueles que foram mais votados. (Luciana Araújo)