Correio de Carajás

Eleitores lotam cartório às vésperas do fim do prazo para alistamento

Nesta quarta-feira, dia 4, encerra o prazo para tirar, regularizar ou transferir título de eleitor com vistas às eleições de outubro

O prazo para a obter, regularizar ou transferir o título de eleitor termina amanhã. A data também é limite para adolescentes tirarem o primeiro título de eleitor.  Jovens que completarão 16 anos até o primeiro turno também podem tirar o título e votar. A lei eleitoral determina que o cadastro de eleitores esteja pronto 150 dias antes das eleições. Por isso, o prazo acaba em 4 de maio. Depois dessa data não serão permitidas alterações no título de eleitor.

O alto comparecimento ao Fórum Eleitoral de Marabá já era esperado, uma vez que grande parcela do público deixa a resolução dessas pendências para a última hora todos os anos. Diante disso, o serviço está sendo em horário estendido, até às 19 horas, essa semana. Vale lembrar que além da 23ª e 100ª zonas eleitorais, existem dois guichês funcionando simultaneamente aos horários da sede, no Partage Shopping Marabá, que também realizam todos os serviços necessários.

Além disso, os marabaenses podem estar realizando o alistamento de forma online, pela ferramenta “Título Net”. É possível fazer todos os procedimentos, desde o cadastramento, a mudança de domicílio ou regularização, inteiramente de casa, com o uso da internet.

Leia mais:

Para a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor de Marabá precisa comprovar que mudou de cidade ou de bairro há pelo menos três meses, tem que estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência e não pode ter transferido ou tirado o título pela primeira vez nos últimos 12 meses.

Atendimento tem acontecido até às 19 horas

A transferência pode ser feita pelo site do TSE. No “Autoatendimento do eleitor”, o eleitor clica na opção “Atendimento ao eleitor” e, em seguida, “Atualize seu endereço”, que vai direcionar para a página “Atendimento a distância pelo título net”. Antes de seguir, o sistema mostra as regras e os documentos necessários para fazer a transferência, que são uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso de um documento de identificação; e um comprovante de residência.

Pelo sistema do “Título Net” também é possível regularizar multas, mudar de local de votação e retificar dados pessoais. Pessoas transexuais ou travestis podem solicitar, até essa data, o uso do nome social no documento.

SERVIÇO PRESENCIAL: Para regularização e/ou transferência de cidade e/ou estado, é necessário comparecer aos locais de atendimento com o título, identidade e comprovante de residência. Quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, deve levar qualquer tipo de documento de identificação, como carteira de trabalho ou certidão de nascimento e comprovante de residência. O Cartório Eleitoral fica localizado à Av. VP 3, Folha 16, Quadra 36, Lote 10, Nova Marabá. (Thays Araújo)

Acesse o serviço “Títulos Net” por meio do QR Code abaixo, com o uso do seu celular.