Nas primeiras horas da manhã deste domingo (6), a movimentação nas seções eleitorais de Marabá já era intensa, mas ordenada. Na Escola Coronel João Anastácio, na Folha 16, Núcleo Nova Marabá, ao lado do Fórum Eleitoral, o cenário era de tranquilidade, com eleitores aproveitando o clima ameno para votar.
José Oliveira foi um dos primeiros a comparecer. “Levantei cedo e optei por cumprir a obrigação logo para poder realizar outras tarefas ao longo do dia”, disse. A escolha de votar nas primeiras horas está sendo comum entre os eleitores, que mencionaram o calor da tarde como um fator determinante. “A tarde é muito quente e, para mim, fica mais difícil vir em outro horário”, explica Rogério Pargas, que é cadeirante e contou com a ajuda de um amigo para chegar até a escola.
Assim como Rogério, Wiclefis Vieira chegou acompanhado da família e aproveitou o primeiro turno para votar. “Com uma criança em casa, prefiro vir mais cedo. É mais rápido e menos quente”, relata.
Leia mais:ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE
Em outro ponto de votação, na Escola Pequeno Príncipe, na Folha 32, na Nova Marabá, o casal Aurélia e Adalto foi junto à votação e os dois dizem que escolheram o início do dia para evitar o trânsito. A zona de votação estava tranquila, sem filas longas. Dalila Silva, que está votando pela primeira vez, também preferiu chegar cedo. “Fiquei ansiosa e quis vir logo para ver como funcionava. Foi bem tranquilo”, conta.
ELEIÇÕES NA MARABÁ PIONEIRA
O clima era de tranquilidade na Escola Profª Judith Gomes, na Velha Marabá. No local, o Correio de Carajás também conversou com eleitores que decidiram exercer a cidadania nas primeiras horas do dia, aproveitando o tempo mais fresco.
Dalton se apressou para votar cedo, preocupado com a possibilidade de encontrar a escola muito cheia. Apesar disso, ele disse que há suporte para quem precisar esperar. “Há cadeiras para as zonas mais cheias, está sendo tranquilo”, comenta.
Assim como a Escola Judith, a Plínio Pinheiro também recebeu inúmeros eleitores nesta manhã. Marcos Brito disse que saiu de casa decidido. “É uma eleição tranquila. Que o vencedor seja eficaz e responsável nas ações pela cidade”, comentou. O Correio de Carajás segue acompanhando o andamento das eleições ao longo do dia.
(Thays Araújo e Milla Andrade)