Correio de Carajás

Eleições em Marabá: Justiça sorteia ordem dos candidatos na TV e no rádio

Fotos: Evangelista Rocha

A coligação “Pra Marabá Avançar”, do candidato a prefeito Chamonzinho, terá o maior tempo de TV e de rádio na propaganda eleitoral obrigatória, com 05’06”77; seguido da “Todos pela Cidade”, do candidato Toni Cunha, com 02’43”38 e, depois a “Marabá Pode Mais”, de Dirceu ten Caten, com 02’09”85. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (22), na reunião em que a Justiça Eleitoral em Marabá também sorteou a ordem de exibição dos programas dos candidatos.

Presidiram o ato, o titular da 100ª ZE, o juiz eleitoral Caio Marco Berardo; a promotora de Justiça Mayana Queiroz e o chefe de cartório da 100ª, Marcus Tristão.

A reunião faz parte do rito das eleições municipais e contou com representantes das coligações e também dos veículos de TV e de rádio da cidade, para discutir detalhes como a geração dos programas, entregas dos vídeos e dos arquivos de áudio pelos candidatos.

Leia mais:

De acordo com o Calendário Eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o chamado Horário Eleitoral Gratuito inicia no próximo dia 30 de agosto e segue até 3 de outubro. Para o 2º Turno (onde houver), a propaganda será exibida de 11 a 25 de outubro.

 

ORDEM

No sorteio da ordem para o primeiro dia de propaganda majoritária, ficou definido que Dirceu ten Caten será o primeiro, com Toni Cunha em seguida, finalizando com o programa de Chamonzinho.

Já quanto ao tempo a que cada um tem direito, a definição se dá pela soma de todos os partidos que compõem a coligação. Chamonzinho tem o maior arco de apoio, tendo a coligação composta pelos partidos: MDB, PDT, PP, PRD, PSB, PSD, Republicanos, Solidariedade, União Brasil e a Federação PSDB/Cidadania.

Toni, que tem pouco mais da metade do tempo do adversário, tem três partidos: PL, Avante e Podemos.

Já Dirceu ten Caten conta com apoio de PT, Psol, Rede, PCdoB e PV.

EMISSORAS

Na ocasião, foram repassadas as principais informações sobre o Horário Eleitoral Gratuito que, de acordo com a Lei 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.610/2019, deve ser veiculada por todas as emissoras de rádio regulamentadas pela Anatel, inclusive as comunitárias, e por todas as emissoras de televisão que operam com sinal aberto.

A TV responsável pela geração do sinal será a RBA, por ser a única com o status de emissora. Também foi realizado o sorteio manual das emissoras de rádio ficando o trabalho a cargo da Rádio Roma. Além da elaboração do chamado Plano de Mídia, por meio do Sistema de Horário Eleitoral (SHE), que será encaminhado via e-mail aos partidos e emissoras.

“Este é um ato que ocorre em todas as eleições. Existe o calendário eleitoral publicado pelo TSE, com prazos rigorosos, que estão sendo cumpridos. A Justiça Eleitoral procura dar uma resposta rápida a todas as demandas que aparecem e o processo está se dando de forma tranquila e calma. Esperamos que seja uma disputa justa e com todos respeitando as regras e o eleitor”, respondeu ao CORREIO o juiz Caio Berardo.

(Da Redação)