Correio de Carajás

Eleições 2018: Clima de normalidade marca início do 2º turno de votações em Marabá

Ao contrário de outros locais de votação visitados pela reportagem nas primeiras horas da manhã deste domingo, a Escola Inácio de Souza Moita, no Km 07, foi alvo de derrame de santinhos/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno das eleições deste ano, quando a cidade sofreu um verdadeiro derrame de santinhos, flagrante registrado em praticamente todos os locais de votação da cidade e também na zona rural, neste segundo turno os partidos e candidatos, a quem cabe, por determinação da justiça eleitoral, o primeiro combate a essa prática considerada crime pela legislação em vigor, parecem ter contido seus cabos eleitorais de emporcalharem ruas e logradouros.

Pelo menos foi o que constatou a equipe de Reportagem do Jornal e Porta Correio nesse começo de segundo turno em Marabá, ao visitar dois locais de votação na Nova Marabá. O único flagrante registrado até o momento foi em frente e nas imediações da Escola Inácio de Souza Moita, no Km 07, onde um tapete de santinhos espalhados no local chamou a atenção de quem passava por lá a caminho das urnas, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno.

Na escola Jonathas Athias, o clima é de total normalidade nesse começo de votação do segundo turno das eleições

No dia 20 de outubro, a juíza auxiliar do TRE-PA, Lucyana Said Daibes Pereira, determinou que ambas as coligações em disputa ao Governo do Pará, durante o segundo turno das eleições, tivessem cuidado com a distribuição de folhetos, volantes, santinhos e impressos em geral.

Leia mais:

O pedido foi feito ao TRE-PA em ação movida pelo MPPA, mediante ação preventiva inibitória da Justiça Eleitoral, de forma a coibir o derramamento desse tipo de material de propaganda, comumente conhecida como “voo da madrugada”, por ocorrer nas primeiras horas do dia, longe dos olhos da fiscalização.

Até o momento, de acordo com servidores do Cartório Eleitoral ouvidos pela reportagem, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída nas duas sessões eleitorais sob jurisdição da Justiça Eleitoral de Marabá: a 100ª zonal eleitoral, que corresponde aos municípios de São João do Araguaia e Nova Ipixuna, e a 23ª, onde estão localizados os locais de votação nas zonas urbana e rural de Marabá.

Desde cedo, militares do Exército fazem a segurança nos locais de votação/ Fotos: Evangelista Rocha

Também é marcante a presença de militares do Exército designados para manter a ordem e a segurança nos locais de votação, principalmente aqueles com maior número de eleitores por sessão, evitando a ação de boca de urna e distribuição de material impresso proibido nesses locais. (Da Redação)

Mais

Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Durante a inauguração da Unidade Semiaberto Masculino de Marabá (com 200 vagas) e da Cadeia Pública de Marabá (306 vagas…
Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Por volta de meio dia desta quarta-feira, dia 12 de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá deu…
Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

O ex-secretário especial de Comunicação Social Fábio Wajngarten disse nesta quarta-feira (12) que tanto a pasta que comandou quanto o…
Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participa de uma série de eventos nesta quarta-feira (12) no município. A…