Correio de Carajás

Eleição suplementar em Goianésia será neste domingo, dia 3

NOVO PREFEITO E VICE

Auditores estiveram na cidade de Goianésia do Pará orientando sobre eleições suplementares — Foto: TRE/Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os eleitores do município de Goianésia do Pará vão escolher neste domingo (3), em eleição suplementar, o prefeito e vice-prefeito. E nesta semana começou a vigorar a lei que impede prisão de eleitor e também encerrou o prazo para partidos políticos e coligações indicarem, ao juiz eleitoral, representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização.

Na última terça-feira (28), conforme o calendário eleitoral destinado a gerir a eleição suplementar de Goianésia do Pará, começou a vigorar a “data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Também foi o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização, bem como os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais para fiscais e delegados. E o último dia para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará julgar os eventuais recursos interpostos em sede de registro de candidatos, publicando em sessão as respectivas decisões.

Leia mais:

No dia 29, quarta-feira, aconteceu o fechamento do sistema de candidaturas, importação dos pacotes de dados no sistema SISTOT e geração de mídias.

Na quinta-feira foi o último dia para propaganda política mediante comícios ou reuniões públicas e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e às 24 horas. E também para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio.

Hoje, sexta-feira (2 dias antes da eleição) é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet ou jornal impresso, de propaganda eleitoral. E é a data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento.

Para os eleitores atrasados, sábado (2) é o último dia para entrega da segunda via do título eleitoral. Nesse dia encerra a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas. E às 22h encerra a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando ou mensagens de jingles candidatos.

Domingo, data em que se realiza a votação, observando-se, de acordo com o horário local: às 6 horas: Verificação e instalação da Seção; das 6h às 6h30min: Emissão da “zerésima”, às 7 horas: início da votação; às 17 horas: encerramento da votação. Após às 17 horas: emissão dos boletins de urna e início da apuração e da totalização dos resultados. (Antonio Barroso – Com informações do TRE do Pará)

Comentários

Mais

Projeto cria cadastro nacional de pedófilos

Projeto cria cadastro nacional de pedófilos

Um cadastro nacional vai reunir pessoas condenadas por crimes relacionados à pedofilia. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos…
Lançada Operação Festas Seguras 2021

Lançada Operação Festas Seguras 2021

Mais de 100 agentes vão reforçar a segurança da população do município de Tailândia, localizado na região nordeste do Pará.…
Presidente regulamenta auxílio gás e Programa Alimenta Brasil

Presidente regulamenta auxílio gás e Programa Alimenta Brasil

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (2) decreto que regulamenta a Lei 14.237/21, que institui o auxílio gás. O texto…
Senado aprova em dois turnos PEC dos Precatórios

Senado aprova em dois turnos PEC dos Precatórios

Com uma votação folgada, o Senado aprovou, no início da tarde desta quinta-feira (2), em dois turnos, a chamada PEC…
Posse de Mendonça no STF será no dia 16 de dezembro

Posse de Mendonça no STF será no dia 16 de dezembro

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (2) que a posse de André Mendonça será no dia 16 de dezembro,…
Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser…